Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Lições de Marilena.

A biografia de Marilena Chaui é inspiradora! Algumas lições...

1.     O pensamento não se separa da vida coletiva.

2.     Ideologia é manter as relações sociais tais como estão. Ela “cega” social, política e culturalmente o indivíduo. Ela consegue isso por ocultar as contradições e, ao fazer isso, preservar as relações de Poder ali existentes, para o “bem” e para o “mal”.

3.     O Brasil tem uma fábrica de produção de violência operante porque: sua estrutura histórica transforma suas diferenças em desigualdades, e essas desigualdades em hierarquias, ou seja, relações sociais baseadas em mando e obediência. O discurso supostamente democrático que encoberta isso é mero arranjo institucional.

4.     A democracia de fato existe e opera quando direitos são criados, vividos e praticados pela sociedade. E o papel do Estado é o de garantir aquilo que já foi exigido e construído coletivamente. Logo, democracia não se resume ao voto.

5.     Filosofia não é mera prática restrita à academia. É modo de vida e intervenção no mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário