Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

domingo, 27 de outubro de 2024

Se Trump conseguir...


·       Pode causar tumulto no Brasil e no Mundo.

- deportação de milhões de trabalhadores imigrantes em situação ilegal (o que afetaria diretamente a agropecuária com quase 15% de mão de obra ilegal e indústria de bens de consumo, quase 6% de ilegais);

- alta de 10 p.p do imposto sobre importação (tarifas) sobre produtos de todos os parceiros comerciais; 60 pontos, no caso da China;

- diminuição da independência do Fed (o BC americano).

·       Trump não trata do efeito de um enorme aumento de déficit e dívida do governo americano. A parcela da dívida no PIB passou de 35,2% em 2007 para os 97,% de 2023.

- Consequências para: PIB (crescimento menor), consumo, investimento e câmbio. Mais inflação e juros, falta de mão de obra, déficit maior e dívida sem controle, fim de programas de transição ecológica, grande incerteza jurídica e política.

- pode mudar a estrutura da finança mundial, contribuir para a desconfiança do dólar, elevar de modo duradouro as taxas de juros no mundo ou causar crises súbitas, dramáticas.

- As tarifas de importação iriam ao maior nível desde os anos 1930, que já provocaram Grande Depressão, guerra comercial e aprofundamento de crise política internacional.

- Trump quer o poder de processar e demitir servidores de carreira recalcitrantes e intervir em agências, até no Fed.

·       Bom senso.

- Não é possível do dia para a noite acabar com os imigrantes ilegais, não seriam substituídos, simplesmente o PIB cairia e a inflação explodiria.

- Como aqui, lá também há lobbies no congresso de vários setores. Os consumidores de ação não vão ficar quietos se houver mais um aumento do preço do produto para beneficiar a indústria siderúrgica local.

- Ataque especulativo contra o real é o mesmo que um ataque militar. Soberania precisa ser levada a sério, e temos que tomar uma série de medidas de proteção econômica, principalmente da nossa moeda que é uma das mais vulneráveis à especulação do mundo.

- Trump vai direto no aparelhamento da burocracia do governo e das agências. Faz parte do catecismo da direita extrema, é básico!

- Imigrantes ilegais vivem nos EUA sem alimentos, moradia e medicamentos? Não, e alguém os remunera. Como a executiva americana que trabalha fora vai fazer sem a babá filipina? Obviamente uma nativa norte-americana não vai querer trabalhar de babá.

Enfim, o Brasil ou alguém ganharia com isso? Não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário