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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Artificial

O Ideb/2021 saiu, e junto com ele lições do pós-pandemia. A mais esperada:

- um recuo na aprendizagem dos alunos, e um aumento da aprovação. Ou seja, de um lado, perda de desempenho, do outro, “passou de ano”.

- motivo: a maioria das redes flexibilizou suas políticas de reprovação durante o contexto da pandemia.

- desafios: 

1) há uma soma de alunos reprovados e que abondonaram os estudos. Ou seja, reprovar é péssima estratégia pedagógica, pois não aumenta a chance de aprendizagem no ano seguinte, e ainda eleva consideravelmente o risco de evasão; 

2) é preciso aliar a melhoria na aprendizagem com o aumento da aprovação.

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