Uma análise de risco mostra que o comportamento de Donald Trump é uma das maiores preocupações para o mundo em 2026. A doutrina de Trump reivindica um poder neoimperial, baseado na doutrina Monroe (1823): “América para os americanos”.
O objetivo dessa doutrina era afastar os colonizadores europeus por meio de ameaças e intervenções o tempo todo, provocando desestabilização criada por movimentos populistas de direita, apoiadores de Trump.
Há 03 grupos de países: A) pressionados; B) mistos e; C) recompensados.
O governo Trump tem várias correntes:
A) os que querem a dominação
global;
B) os que visam o fim da
imigração latino-americana;
C) os que querem demonstração
do poderio militar;
D) os que desejam obter petróleo barato.
O Secretário de Estado de Trump está tentando reunir isso tudo isso em uma coisa só – a Teoria Donroe. Uma doutrina trumpista que reivindica para os EUA um poder neoimperial, de modo que a história futura só se lembre dele.
Enfim, a doutrina defende que os EUA devem ter uma hegemonia incontestável sobre todo o Hemisfério Ocidental. Para isso, usa política retrógrada para controlar o quintal dos EUA com pretensões ambiciosas, ameaças e intervenções. O objetivo de Trump nas Américas é afirmar sua primazia, por meio da pressão militar, coerção econômica e vinganças pessoais. Daí as tarifas, sanções, uso da força...













Nenhum comentário:
Postar um comentário