Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

A visão do governo Lula sobre a Previdência.

 A intenção da nova equipe de transição do governo Lula é rever as regras da reforma da Previdência de 2019 em pelo menos dois pontos principais que prejudicou muito os mais pobres:

1.     Pensão por morte.

2.     Aposentadoria por invalidez.

O aumento da expectativa de vida elevou os gastos do INSS de 6% do PIB (2002) para 10% (2021). O envelhecimento da população foi o ponto de partida para o desmonte da Previdência, iniciado no governo Temer e ampliado no governo Bolsonaro. A reforma aumentou o período de contribuição, elevou a idade mínima para aposentadoria e limitou o valor de pensões, entre outros pontos. A economia calculada foi de R$ 1 trilhão no período entre 2020 e 2029 (as novas revisões intencionadas pelo PT podem reverter em 20% esse valor).

Os que desejam continuar desmontando a Previdência se apoiam nas projeções e nos dados demográficos para desejar mais aumento da idade de aposentadoria para homens, diminuir a distância nas regras para ambos os gêneros e elevar as idades exigidas no meio rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário