Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Personalidade nos Gatos.

Pesquisadores identificam sete traços de personalidade nos gatos (que variam de acordo com a raça, o sexo e a idade).

O medo, a sociabilidade com humanos, a sociabilidade com outros gatos, a agressividade com humanos e sua tendência a brincadeiras. Os problemas do pet com sua caixa de areia (quando o animal costuma fazer bagunça nessa hora) e sua mania de limpeza excessiva (em que o gato não para de se lamber).

Quanto à Raça:

1.      Gatos Persas: os menos sociáveis com humanos e também os menos interessados em brincadeiras.

2.      Gatos Turco Van:  a mais agressiva com humanos.

3.      Gatos American Curl: os mais chegados.

4.      Gatos Oriental Shorthair: é o que se dá melhor com outros bichanos.

Quanto ao Sexo e à Idade:

5.      As gatas fêmeas foram tidas como as mais medrosas e menos sociáveis com humanos. Os bichanos medrosos também possuem maior tendência a se limpar excessivamente.  

6.      Os pets idosos são os mais agressivos e menos sociáveis com outros gatos. Os mais velhos também têm mais problemas com as caixas de areia. 

Enfim, ter o conhecimento desses fatores ajuda a pessoa que está pensando em adquirir um bichinho a entender se o ambiente em que vive será apropriado para o seu novo companheiro. Um gato mais ativo, por exemplo, precisa de mais estímulos para brincar, assim como gatos mais medrosos serão beneficiados por tutores com estilos de vida mais tranquilos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário