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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

terça-feira, 14 de setembro de 2021

EDUCAÇÃO: da porta para dentro e da porta para fora.

 ·         A Pandemia aprofundou ainda mais a desigualdade entre os estudantes brasileiros:

A Educação da Porta da Escola para dentro...

- a educação das crianças mais ricas anda num passo tão acelerado que elas chegam ao fim do Ensino Fundamental quase 8 anos à frente das crianças mais pobres (no que diz respeito ao tempo de estudo).

- a defasagem começa logo na primeira ponta, nos primeiros anos de vida (Creche e Pré-Escola) e estoura na outra ponta, o 9º ano do Ensino Fundamental.


A Educação da Porta da Escola para fora...

- Na conta da defasagem do ensino, as horas passadas em outros espaços onde o aprendizado acontece, como um museu, teatro ou cinema, e o tempo usado em atividades extracurriculares ou em pesquisas em casa com a ajuda da Internet. Tudo isso forma o estudante, mas é preciso o acesso.


 ·         Esse abismo vem de antes da Pandemia, mas sem dúvida agora ficou mais fundo.

·         A solução é: ampliação da Educação Infantil, ampliação das matrículas com tempo integral ao Ensino Fundamental, apoio à organização da Sociedade Civil e investimento pesados nos equipamentos públicos de culturas e de esportes. É preciso reduzir essa lacuna que as crianças mais pobres têm no que diz respeito às oportunidades do desenvolvimento integral. 



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