Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Feira de Ciências - 2016: "As bases químicas da vida". (2º & 3º ano).

Olá, pessoal
Fiz uma sistematização da nossa "Feira do Conhecimento - 2016". 
Nosso objetivo foi abordar a "Química Orgânica e as Cadeias de Carbono", demonstrando as fórmulas estruturais e as moléculas da Vitamina C, da Cafeína e do Licopeno. Para isso, apresentamos 01 mesa expositiva dessas estruturas e outras 03 mesas com frutas e alimentos, principais fontes dessas substâncias. Contamos ainda com a participação da equipe "ArtMagistral - Farmácia de Manipulação", que abrilhantou e enriqueceu nossa atividade com valiosas demonstrações. 

Meus sinceros agradecimentos à Direção da Escola, minhas colegas de trabalho Ivete e Mágela, ao Dr. Murilo e, especialmente, aos meus alunos do 2º e 3º ano que brilharam nessa atividade. Um forte abraço a todos!  

Vídeo de abertura da palestra do Dr. Murilo. 
Demonstração de Medicamentos Manipulados. 


Química Orgânica e as Cadeias de Carbono:
Vitamina C, Cafeína e Licopeno.
Vitamina C: 


Cafeína:
Sobre a Cafeína:
·         Inúmeros fabricantes de alimentos e bebidas extraem a cafeína natural para uso em seus produtos, ou mesmo adicionam a cafeína de forma sintética, bebidas energéticas e suplementos esportivos são os campeões de adição de cafeína.
·         Pode ser encontrada em mais de 60 tipos de plantas.
·         Atua sobre o sistema nervoso central ativando e aumentando assim a energia e o metabolismo do organismo.
·         Quando ingerimos alimentos que contêm cafeína eles são absorvidos pelo intestino delgado e em poucos minutos já está distribuído a todos os órgãos do corpo através da corrente sanguínea.
·         Os efeitos que podemos sentir em curto prazo são a aceleração dos batimentos cardíacos, o estímulo ao cérebro, aumento do fluxo urinário e a produção de ácidos digestivos.
·         A cafeína relaxa os músculos que controlam os vasos sanguíneos e as vias respiratórias e causa a sensação de revigoramento, diminuindo, temporariamente, a fadiga e a sensação de torpor e sono.
·         Quando a cafeína é consumida regularmente, o organismo passa a desenvolver certa tolerância aos seus efeitos. Caso o consumo seja diário pelo indivíduo, seus efeitos serão menos perceptíveis ao compararmos a uma pessoa que não consome regulamente; este segundo indivíduo notará os efeitos claramente.
·         Pessoas acostumadas ao consumo de cafeína, quando ficam em abstinência do produto por um período razoável, podem ter como efeito dores de cabeça, irritação e outros sintomas cuja gravidade varia bastante. Pessoas com problemas cardíacos são aconselhadas a se absterem da cafeína, pois ela pode provocar palpitações e outras arritmias cardíacas.
·         Em média, o tempo que a cafeína se mantem no organismo é de 4 a 6 horas. Se bebermos cerca de 100 mg de cafeína, que equivale a uma xicara de café, no final da tarde, provavelmente teremos ainda vestígios de cafeína no sangue e isso pode influenciar o sono pela noite.
·         Ingerir um excesso de 1.000 mg de cafeína por dia pode deixar o usuário irritadiço, inquieto e ansioso.

Benefícios:
·         A cafeína é uma substância que ajuda a estimular o sistema nervoso central;
·         Acelerar o metabolismo;
·         Aumentar a energia do organismo;
·         O aumento temporário da capacidade mental e a concentração, além da melhora do desempenho atlético, temporariamente aumentando a força e a resistência muscular.

Por isso, muitas pessoas acabam procurando por fontes dessa substância para espantar o sono, afastar a preguiça e ter mais disposição durante o dia.

Malefícios:
·         A cafeína pode provocar diversos problemas de saúde;
·         Em alguns casos, interferir na absorção de cálcio;

Portanto, deve ser consumida com moderação.

Licopeno:
Aquele Abraço! 
Profº Neilton Lima. 
Química. 

3 comentários: