Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O que aconteceu com o clima marciano?

A NASA anuncia uma descoberta em Marte: o Planeta Vermelho tem córregos de água salgada. Isso aumenta a possibilidade da existência de algum tipo de vida por lá. A água em Marte não é cristalina, como na Terra. É uma salmoura misturada a elementos químicos, como o Magnésio e o Sódio. Essa água extremamente salgada tem vantagens: não congela facilmente, mesmo a -20ºC, continua fluindo. 

A confirmação de que a salmoura existe muda muita coisa:

1.      Torna uma missão a Marte mais viável, porque água potável e combustível para os foguetes poderiam ser extraídos da salmoura;
2.      Abre mais a porta para a possibilidade de existir vida no Planeta Vermelho, mesmo a nível apenas de micróbios;
3.      A forma como água existe hoje em Marte, serve de exemplo também para a consequência catastrófica de mudanças climáticas. Bilhões de anos atrás, Marte tinha rios, lagos, um enorme oceano e uma atmosfera protetora como a da Terra. Os cientistas não sabem porque tudo isso desapareceu, e o planeta virou um deserto gelado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário