Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

segunda-feira, 21 de abril de 2025

Francisco, mais próximo das pessoas.

 

Lutou por muitas mudanças, apesar das resistências de dentro da Igreja.

A decisão sobre o novo líder da Igreja Católica (Conclave) está nas mãos de Cardeais do mundo todo. São 252. Pelas regras, apenas 135 estão aptos a votar (7 no Brasil), porque têm menos de 80 anos. 

·       07:35 (Roma) ou 02:35 (DF) – morte do Papa. 88 anos (completou 17 de dezembro). Assumiu o Pontificado: 13 março de 2013, 76 anos de idade. 12 anos de pontificado. Trono de Pedro: 1,2 bilhão de católicos no mundo todo. 1º Papa que morte durante um Jubileu. Internação dia 14. Pneumonia dupla. Crise respiratória forte. Notícia dada às 09:47. Olhar presente, consciente, lúcido. Firmeza e tranquilidade. Primeiro papa fora da Europa em 13 séculos. Internação de 38 dias. Total de 266 papas da história da Igreja. Sumos Pontífices que ocuparam o posto de "Sua Santidade", desde Pedro. 146 foram enterrados na Basílica de São Pedro. Papa mais influente, carismático. Tentativas de reformulações dentro da Igreja Católica. Inovação (visão mais solidária, humana e sem tanta ostentação, mais focada nos problemas sociais e mais próxima, igreja mais transparente e mais ligada ao nosso tempo). Eu peço que vocês sejam revolucionários. Jorge Mario Bergollio. Torcedor fanático do time de San Lorenço. Saia com os amigos e dançava tango. Tango argentino. Teologia popular. 1957 formou-se como técnico químico. Ordem de Jesus: obediência, disciplina e austeridade. 1973: 36 anos, comandante dos jesuítas. 1976: próximo da junta militar que tomou o poder depois do Golpe. Suposta proximidade. Estudou na Alemanha. Um dos nomes mais fortes para a nova visão da Igreja. A corrente mais conservadora elegeu Bento XVI (Joseph Ratzel), que renunciou em fevereiro de 2013. Em 2010, o Parlamento Argentino, aprovou o casamento entre o mesmo sexo. Francisco: simplicidade, dedicação aos mais carentes. Pobres. Latino-Americano: Argentina. Bom humor. Vaitilics: corrupção e nepotismo no Vaticano por vazamento de documentos secretos. Renúncia de Bento, mas alegando incapacidade física. Celibato (adotado para sacerdores no Século XII) (dom ou limite) de padres ou comunhão por padres casados e até mulheres (setores reformistas da Igreja)?

- Sínodo da Amazônia: ganhou força, pois a resolução final sugeriu que homens casados pudessem dar a comunhão para suprir a falta de padres nas áreas remotas da floresta. Francisco criticou a exploração da terra e dos índios e povos. Preocupado com os incêndios. Lançou a encíclica dedicada à Natureza. Pecado destruir a Casa Comum. Líder da igreja católica pregou o respeito aos homossexuais. 2013: permitiu que padres abençoe casas do mesmo sexo em igrejas, desde que a bênção não seja uma cerimônia de casamento. Tentou erradicar a pedofilia no Clero. Religiosos que abusam de crianças são instrumentos do demônio. É mais grave na Igreja porque contrasta com sua moral e ética. Enfrentou a oposição interna das alas conservadoras em outros assuntos: a comunhão aos divorciados que se casaram de novo, o combate à corrupção no vaticano, aprovou leis que obrigam cardiais e gestores da Santa Sé a declararem periodicamente que não estão sob investigação criminal, e que não possuem dinheiro em paraísos fiscais. Sumo pontífice muito humano e próximo do povo, pediu desculpas ao dar um tapa na mão de uma mulher (muitas vezes perdemos a paciência).

- 2021, fez operação para retirar parte do intestino.

- comemorou a vitória da Seleção da Argentina em competições internacionais, futebol uma paixão declarada desde a infância. 2022: Argentina tri na copa do mundo.

- papel fundamental nas negociações Cuba-EUA no governo de Obama.

- acordo de paz Colômbia e Guerrilhas do país.

- primeiro pontífice a visitar o Iraque (de maioria muçulmana Xiita), guerras e lutas religiosas.

- invasão Ucrânia-Rússia, tentou mediar o conflito, suplicou a paz e condenou a brutalidade da guerra.

- Israel-Ramas (2023): sim ao diálogo, reconciliação e paz.

- Pediu pelos brasileiros, fim do ódio e da intolerância.

- Pediu cadeira de rodas: artrose, dor nos joelhos. E continuou peregrinação.

- Diálogo: Barém, terra sagrada dos muçulmanos. Relançou diálogo dos católicos com i Islã.

- primeiros dias de 2023: presidiu funeral de Bento XVI. Primeira vez que um papa participou do enterro do seu antecessor.

- no décimo aniversário do seu pontificado, uma década em que trabalhou pela união: países, crenças, pessoas, família humana, mundo mais justo, igreja mais pura.

- idade avançada, gripe, infecção pulmonar, retirou parte do pulmão durante a juventude, 9 dias internado, hérnia abdominal.

- defendeu o diálogo entre as religiões e preservar o planeta Terra.

- jesuíta e futebolístico.

- novo conclave: quem será o próximo Papa? Carisma colossal de Francisco.

_ Papa Clemente 8º, 9º, Paulo V, Pio V, Nicolau IV,

- foi responsável por uma série de reformas na Igreja católica. Escândalos de corrupção, diversas reformas financeiras e administrativas, Banco do Vaticano, milhares de contas suspeitas foram excluídas, para ser Padre ou cardeal só com ficha limpa, adotou política zero com alvos de investigação de suspeitas de lavagem de dinheiro, contas em paraísos fiscais proibidas, uma nova Constituição Apostólica, laicos e mulheres tenham cargos de chefia nos ministérios da Santa Sé, fim a regras de confidencialidade envolvendo casos de abusos sexuais contra menores, sem segredos e repetição de abusos, sem essa ideia de preservar identidade dos abusados e reputação dos abusadores, vítimas não mais se esconder, bispos passaram a ser responsabilizados por omissão ou negligência a adultos a serem criminalizados, recebeu vítimas e pediu perdão, abriu as portas das famílias não tracionais, gays, lésbicas e divorciados, deve ser respeita em sua dignidade.

- deixa uma igreja dividida, mas não por culpa dele, mas de Bento XVI. A renúncia dele dividiu da igreja. Os conservadores continuaram a reconhecer Bento como o papa deles. Uma igreja mais livre, aberta ao mundo, batalha enorme, a Cúria não abre, mas fecha ao que existe, foram muito agressivos com Francisco. Laicos e mulheres com direito de voto. A comunhão dos divorciados que casaram de novo, comunhão a mulheres, bênçãos e abertura aos homossexuais, o ultraconservadorismo não deixavam, benção aos casais homo, diálogo aos índios. Se colocou como imigrante, campanha contra o carreirismo, lutas de poder, e pela importância do serviço. Jovens padres não pratiquem esse comportamento.

- a primeira viagem internacional de Francis foi para o Brasil, quando ele se apresentou ao mundo. Ficou no RJ uma semana, 22-28 julho de 2013. Conquistou os brasileiros. JMJ – Jornada Mundial da Juventude.

- discurso contra a intolerância, o racismo, a violência e a fome. Humano, encantador.

·       Seguiu o lema da misericórdia para acolher, em vez de julgar.

·       Vida e legado de um reformista.

·       Essência: paz.

·       14 de fevereiro. Bronquite. Depois pneumonia.

·       13 de março de 2013.

·       Escândalos de corrupção, carreirismo, vazamento de informações...

·       Periferia de Buenos Aires, pegava transporte público, voava em classe econômica.

·       Combatia símbolos ostensivos de riqueza. Anel de metal, crucifixo de latão, rejeitou o apartamento papal, quarto sóbrio e modesto.

·       Moralizar o Banco do Vaticano, fechando mais de 2 mil contas. Transparência a IOR, maior vigilância. Muitos documentos secretos. Caixas do que estava errado. Tema refugiado. Sensível. Globalização da indiferença.

·       Simpatia de tantos. Oposição feroz dos mais conservadores. Abençoar casais em situação irregular. E casais do mesmo sexo. Uma nova evangelização. Questionar o modelo da economia capitalista. Vítima de forças econômicas internacionais que não perdoaram o seu discurso social demais. Francisco começou a ser combatido também pelos conservadores em defesa da doutrina. Seus inimigos começaram a crescer, resistindo às experiências de inovação do Papa.

·       Comunhão aos divorciados que se casaram de novo.

·       Conduta contra a pedofilia muito severa. Penas maiores. Perdão.

·       Denúncias de corrupção na economia vaticana também atingiram colaboradores de Francisco, que foram afastados e condenados.

·       Política internacional: mediou crises mundiais importantes: Cuba x EUA; Colômbia x Guerrilhas; China; Iraque x extremismo. Autoridades muçulmanas, hebraicas. Unidade dos cristãos.

·       Investir na reforma da Cúria. Mensagens de ternura pobres e marginalizados.

·       Dramas pessoais: história argentina durante a ditadura, ausência do país de origem, revelador da intimidade, minha psicoterapia. Psiquiatria. Brincalhão. Gozador. Pelé ou Maradona. Nunca teve medo do que pensava. Interlocutor da sociedade moderna. Íntimo: mais missionário do que progressista (porque não correspondeu aos que esperavam um papel mais decisivo da mulher na Igreja). Elas não se tornaram sacerdotes em seu pontificado.

·       Diverticulite: pedaço do intestino retirado.

·       Não consegue ficar parado.

·       Negociar é uma palavra corajosa.

·       Denunciou a matança de crianças palestinas pelas armas de Israel.

·       Mundo assustado e carente de afeto.

·       Imagem solitária durante a Pandemia, na Praça de São Pedro deserta.

·       A luta pelos Direitos Humanos. Homem coerente.

·       Humilde, conciliador, alegre.


domingo, 20 de abril de 2025

ADPF das Favelas.

 

Operações policiais em favelas do RJ têm novas regras. STF aprova uma série de medidas primando a redução do número de mortes durantes as ações. Antes, operações policiais são podiam ocorrer em casos excepcionais. Assim como o uso de helicópteros (e o MP tinha que ser avisado com antecedência). Hoje a Corte excluiu o critério da Excepcionalidade, e determinou que as próprias Polícias devem definir o grau de força adequado a cada contexto.  

- A mudança da natureza criminosa. Não se pode permitir o poder atual dos traficantes sobre as pessoas.

- O papel da PF na investigação das facções/milícias. E sua relação pouco republicana entre o crime e as autoridades.


PL: isenção do I.R.

 

·       Tramitação do PL que amplia a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil. O relator é Arthur Lira.

- Como quer o Governo (1ª proposta): A isenção até R$ 5 mil, com desconto parcial entre R$ 5-7 mil, e compensar isso com uma taxação adicional para quem ganha mais de R$ 50 mil/mês, com taxa de 10%.

- Como quer a oposição: Ciro Nogueira, Progressistas (2ª proposta): Outra proposta é tributar quem ganha R$ 150 mil/mês.

- Taxação escalonada: começa com 4%; podendo chegar a 15%.

A isenção do IR deve gerar renúncia fiscal de R$ 27 bilhões.


sábado, 19 de abril de 2025

Censo Escolar - 2025.

 

·       Novo Censo Escolar aponta redução das matrículas para o Ensino Básico.

- Atraso de uma série de metas.

- A EJA vem caindo há 7 anos. Mercado de trabalho e necessidade de compor renda.

- Pelo 3º ano seguido os professores temporários são maioria nas escolas estaduais. Não têm estabilidade, plano de carreira, salários menores, sem provas de seleção, menos condições de trabalho, múltiplas dimensões. 06 em 10 não são concursados (DF). Precarização do Magistério é um entrave para todas as metas da Educação.

- PNE precisa cumprir as metas até 2026 (o prazo era 2024).




EUA quer minerais da Ucrânia.

 

Os EUA querem ter acesso aos depósitos de minerais estratégicos da Ucrânia. Seria uma moeda de troca pelo contínuo apoio militar americano. A medida deve beneficiar os fabricantes de armas dos EUA, que enfrenta escassez de recursos depois que a China restringiu o fluxo de exportação, em meio à Guerra comercial.

A Rússia diz que ver avanços de negociações da guerra, mas os representantes americanos dificultam o diálogo. A Rússia está aberta, e comprometida a resolver o conflito, desde que os interesses do país sejam garantidos.

Situação das ruas.

 

·       Censo Infraestrutura – situação das ruas.

·       Retrato da desigualdade étnico-racial.

·       São pontos básicos que impactam a qualidade de vida de todos...

·       Pavimento, calçada, bueiro, iluminação pública, arborização, sinalização para bicicletas, pontos de ônibus, falta de asfalto...

·       Dados sobre a infraestrutura urbana básica mostram a existência de dois brasis convivendo no mesmo país, a depender da raça. E, mesmo quando as calçadas existem, há desvios, buracos, desníveis, raízes de árvores expostas ou outros obstáculos. Essa desigualdade está relacionada a outras – a grande concentração de brasileiros pretos e pardos vivendo em comunidades menos atendidas por serviços básicos, já que 72% dos moradores de comunidades são pretos e pardos.

·       Enfim, racismo estrutura, pois a qualidade de vida de pretos e pardos é deixada de lado. Para superar essa situação de disparidade é preciso vontade política, conscientização e investimento. Aplicar o dinheiro que garanta a qualidade de vida de todas as cores.






sexta-feira, 18 de abril de 2025

Riqueza e Poder: tipos de elite.

 

“Se chegar ao topo é difícil, elites conseguem se manter entrincheiradas, em particular nos EUA”. 

“Dizem que é difícil chegar ao topo, e ainda mais difícil continuar lá. Para as elites, porém, se manter lá pode ser bastante fácil”.  

Um país tem 03 elites distintas, e muitas vezes rivais: a política, a cultural e a econômica. Cada uma delas tem credenciais educacionais específicas para admissão. De que área é o diploma tem menos importância (por exemplo, o critério britânico histórico é um diploma universitário de Oxford ou Cambridge).

Uma vez que uma família consegue entrar para a elite, é frequente que se mantenha nela (mais estáveis) até que guerras ou revoluções destruam a ordem existente. A “longa paz” do Ocidente desde 1945 permitiu que as elites se reproduzissem, recrutando os próprios filhos. Os membros da elite francesa, por exemplo, cada vez mais nascem no centro de Paris. Isso reduz o espaço para provincianos ambiciosos.

Por que Donald Trump está tentando enquadrar Harvard e outras universidades americanas? Ora, em 2023, 29% dos estudantes admitidos na universidade eram negros ou de minorias étnicas. Isso é superior à proporção de negros e de membros de minorias étnicas na população em geral para essa faixa etária, mas não por causa de algum tipo de ação afirmativa que dê mais oportunidades a grupos minoritários. Afinal, pessoas negras e de minorias étnicas têm notas excelentes nos cursos qualificatórios para o ingresso em universidades de uma maneira desproporcional em relação ao grupo etário como um todo.  

Os membros de elites estáveis também tendem a ser mais velhos. A idade média dos integrantes das elites econômicas em 15 países do WED varia de 55 a 60 anos. E mais, algumas elites estão se tornando internacionais.

1.     Elite econômica: chefes de grandes empresas, ricos proprietários de ativos e políticos e outros envolvidos na regulamentação da economia. São ainda mais dominadas por homens do que nas outras. Está cada vez mais credenciada, em geral, com títulos de mestrado e doutorado em administração de empresas, economia ou direito. O grupo menos educado é formado pelos proprietários de ativos, do tipo dos herdeiros italianos de empresas familiares.

2.     Elite cultural: sofre desprezo centenário pelas vulgares elites econômicas, algo que está ficando insustentável.

3.     Elite política: cada vez mais uma expressão da elite econômica, pois a política está sendo devorada pela economia.

Vejamos alguns exemplos: 

Elite no Reino Unido.

·       No Reino Unido, 13% da elite econômica se formou em ciências humanas, a maior proporção para essa área entre os 16 países do WED. Por outro lado, a Alemanha não tem universidades de elite e, assim, 36% de sua elite econômica se diferencia ao fazer um doutorado.

·       No Reino Unido, 45% da elite econômica é composta por pessoas nascidas em outros países.

·       Desde o choque antielitista do Brexit no Reino Unido, Oxford e Cambridge diversificaram seus processos de admissão. Hoje, apenas 1 em cada 7 estudantes britânicos de Oxford vêm de grupos mais desfavorecidos do Reino Unido em termos socioeconômicos.

Elite nos EUA.

·       Nos EUA, a elite é de 62 anos em média de sua faixa etária. Embora um país conhecido pelo dinamismo econômico, tem a elite mais velha de todos. Por quê? Porque as grandes corporações americanas se apoderaram do sistema político e dos órgãos reguladores, bloqueando o acesso de novos participantes e estabelecendo monopólios e oligopólios. Pense no Facebook comprando seus concorrentes em ascensão, o WhatsApp e o Instagram. Em grande medida, foi assim que a elite tecnológica americana que surgiu entre 1995 e 2004 se manteve no topo.

·       A elite americana é mais voltada para a área de finanças.

·       Já nas universidades americanas, a elite está mais bem entrincheirada. As principais universidades americanas praticam ações afirmativas destinadas a: 1) pessoas ricas, 2) com o uso de métodos como educação primária e secundária com financiamento muito desigual; 3) matrículas e mensalidades caras e 4) admissão preferencial para pessoas bem relacionadas.

·       43% dos estudantes brancos admitidos em Harvard eram atletas recrutados, filhos ou descendentes de ex-alunos ou de funcionários ou tinham parentes que fizeram doações para a universidade (estudo de 2019).

Elite na China.

·       A China e a Polônia entraram no capitalismo mundial tardiamente, têm as elites econômicas mais jovens, em especial no que diz respeito a chefes de empresas e proprietários de ativos. A elite chinesa tem outras características incomuns: seus membros têm mais probabilidade de terem nascido em áreas rurais do que qualquer outra elite nacional, e cerca de 34% se formaram em engenharia, a segunda maior proporção nessa área, só superada pelo Chile.

·       Muitos dos responsáveis pela tomada de decisões políticas e econômicas têm formação em aeronáutica e astronáutica e especializações nas áreas de tecnologia da informação, tecnologia nuclear e aeroespacial, construção naval, redes 5G, robótica, ciência dos materiais, ciências da vida, ciências ambientais e IA.

·       Com bastante frequência, os tecnocratas chineses de hoje estudaram no Ocidente, no Japão ou em Cingapura. Há aí uma tendência mais ampla de membros das elites econômicas, frequentarem cursos no exterior, e cada vez mais em escolas de administração de empresas como: Harvard Busines School e o Institut Européen d’Administration des Affaires (Insead).

Enfim, como as elites de hoje podem sobreviver ao populismo? Dificultando seu acesso às Universidades. Reformulando-se. Um novo “quem” é “quem” das elites mundiais.

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Ressurreição do “Lobo Terrível”?

 

Cientistas americanos dizem ter conseguido reviver uma espécie de lobo extinta há mais de 10 mil anos (extinto na última Era do Gelo). Espécie de volta à vida: 03 foram recriados: Rômulo, Remo (06 meses de idade), Kalesy. Foram usadas amostras de DNA presentes em fóssil (dente, pedaço de crânio). Lobo cinzento atual cruzada com esse DNA do lobo terrível, com 21 modificações, tornando o DNA do lobo cinzento compatível. Os genes foram transferidos para um óvulo, que foi cultivado e implantado no útero de uma cachorra doméstica (barriga de aluguel).

 

Enfim, até que ponto a Ciência pode ou deve ser usada para interferir em ecossistemas?

PEC da Segurança Pública.

 

- governo apresenta proposta a Hugo Motta;

- prioridade ao tema;

- MJ vem trabalhando no texto desde o ano passado;

- coloca o sistema de segurança como é o SUS;

- estabelece compartilhamento de informações entre os estudos;

- PF cuida também de ferrovias e hidrovias;

- concede poder de polícia às guardas municipais, como decidiu ao STF;

- o texto preserva a autonomia dos Estados, porém com mais força do pacto federativo.

China x Brasil: comércio.

 

·       A China é o 3º maior parceiro comercial dos EUA (depois de México e Canadá). Em 2024, a China exportou US$ 439 bilhões aos EUA. Esse número deve cair com o tarifaço de Trump, e a potência asiática vai exportar mais para o resto do mundo. Inclui o Brasil, o maior mercado da América Latina.

·       Produtos exportados para o Brasil: painéis solares, baterias, carros elétricos e híbridos, pneus, brinquedos, produtos têxteis.

·       Atualmente, o mercado brasileiro representa pouco menos de 2% de destino das exportações chinesas. Mas, do ano passado para cá, foi o destino que mais aumentaram as exportações em termos globais. Vendas de carros elétricos e, neste ano, venda de eletrônicos, máquinas e roupas.

·       Na contramão, nossas exportações para a China caíram.






·       70 países apelam aos EUA para negociar uma redução. Um momento que marca o fim da globalização e o início da separação EUA x China. Truamático. Trump = recessão, inflação. Canalhas, fraudadores. Os globalistas estão errados em tudo. Enxurrada dos produtos chineses a novos mercados: US$ 400 bilhões.

Poupança: fuga de capitais.

 Saques superam depósitos na caderneta de poupança em mais de R$ 45 bilhões no 1º trimestre de 2025 (02x mais que no mesmo período do ano passado). Motivos e consequências: inflação e endividamentos altos. Tira para honrar compromissos e complementar a renda. Preferem outras aplicações financeiras. A saída causa um impacto no setor imobiliário. 


07 Magníficas e os Minerais Críticos.

 Apple, Amazon, Google, Meta, Microsoft, Nvidia, Tesla. 
07 magníficas empresas de Tecnologia

·       Atinge exportação de chips para a IA, com a limitação das vendas para a China. Nvidia, ações despencam e rombo bilionário. Desespero da Califórnia, onde fica o Vale do Silício. 07 magníficas empresas de Tecnologia

Elementos químicos que não servem apenas para complicar a vida na escola (na Tabela Periódica). Eles são estratégicos em diversos setores da Economia Mundial. Minerais críticos (usados na fabricação de Smartphones e equipamentos de defesa): têm em vários pontos do planeta, mas o processamento deles está muito concentrado na China. Saiu comprando minas ao redor do mundo, desenvolveu aplicações desses minerais em suas universidades, criou refinarias para processar esses elementos e fornecê-los para o resto do mundo. A China fez um movimento à frente dos demais países, nas últimas 2 décadas. O mundo ficou muito dependente desses materiais que, pelas suas características, são aplicados numa vasta gama de produtos, inclusive relacionados à tecnologia e à transição energética, também a indústria de defesa, e os EUA são extremamente dependentes da China (que já restringiu a exportação de alguns desses elementos para os EUA). A crise vai agravar por esse ângulo também.

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Orçamento 2026...

 

·       Prévia do orçamento 2026: fechar com superávit.






terça-feira, 15 de abril de 2025

02 Críticas Atuais.

 ·       Siglas que ocupam cargos no Governo Lula, mas que votaram em peso a favor da tramitação do "Projeto da Anistia" que beneficia o inelegível (traição, quem faz parte do Governo não tem sido fiel): “Bonde da Anistia”: União, PP, PSD, Republicanos, MDB. Quem fica? Quem sai? Governo ou Oposição? As pessoas definirem para que lado está (nas mãos de Hugo Motta)?

Repare: enquanto os EUA importam nosso ferro e aço, e toma o nosso café e bebe nosso suco, o Brasil compra de volta mais caro maquinário para o agronegócio e bebe os remédios produzidos nos EUA. Eles nos exploram e nos adoecem, em troca do nosso trabalho e dos nossos produtos. Essa "balança comercial" é muito injusta!!!