Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quinta-feira, 17 de abril de 2025

07 Magníficas e os Minerais Críticos.

 Apple, Amazon, Google, Meta, Microsoft, Nvidia, Tesla. 
07 magníficas empresas de Tecnologia

·       Atinge exportação de chips para a IA, com a limitação das vendas para a China. Nvidia, ações despencam e rombo bilionário. Desespero da Califórnia, onde fica o Vale do Silício. 07 magníficas empresas de Tecnologia

Elementos químicos que não servem apenas para complicar a vida na escola (na Tabela Periódica). Eles são estratégicos em diversos setores da Economia Mundial. Minerais críticos (usados na fabricação de Smartphones e equipamentos de defesa): têm em vários pontos do planeta, mas o processamento deles está muito concentrado na China. Saiu comprando minas ao redor do mundo, desenvolveu aplicações desses minerais em suas universidades, criou refinarias para processar esses elementos e fornecê-los para o resto do mundo. A China fez um movimento à frente dos demais países, nas últimas 2 décadas. O mundo ficou muito dependente desses materiais que, pelas suas características, são aplicados numa vasta gama de produtos, inclusive relacionados à tecnologia e à transição energética, também a indústria de defesa, e os EUA são extremamente dependentes da China (que já restringiu a exportação de alguns desses elementos para os EUA). A crise vai agravar por esse ângulo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário