Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quinta-feira, 17 de abril de 2025

China x Brasil: comércio.

 

·       A China é o 3º maior parceiro comercial dos EUA (depois de México e Canadá). Em 2024, a China exportou US$ 439 bilhões aos EUA. Esse número deve cair com o tarifaço de Trump, e a potência asiática vai exportar mais para o resto do mundo. Inclui o Brasil, o maior mercado da América Latina.

·       Produtos exportados para o Brasil: painéis solares, baterias, carros elétricos e híbridos, pneus, brinquedos, produtos têxteis.

·       Atualmente, o mercado brasileiro representa pouco menos de 2% de destino das exportações chinesas. Mas, do ano passado para cá, foi o destino que mais aumentaram as exportações em termos globais. Vendas de carros elétricos e, neste ano, venda de eletrônicos, máquinas e roupas.

·       Na contramão, nossas exportações para a China caíram.






·       70 países apelam aos EUA para negociar uma redução. Um momento que marca o fim da globalização e o início da separação EUA x China. Truamático. Trump = recessão, inflação. Canalhas, fraudadores. Os globalistas estão errados em tudo. Enxurrada dos produtos chineses a novos mercados: US$ 400 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário