Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Situação da Petrobras 2016

O pior é que há previsões para o preço do barril de petróleo cair ainda mais - e ficar abaixo dos US$ 20,00. Quais as razões para tamanha desvalorização?

- primeiro, o dólar subiu (quando o dólar sobe, as commodities caem);
- excesso de oferta, porque tem estoques muito altos (o inverno no hemisfério Norte foi fraco, com altas temperaturas as pessoas consumiram menos os derivados do produto para se aquecerem);
- Ou seja, a demanda caiu;
- há o risco de uma demanda ainda menor com a desaceleração da economia chinesa e suas quedas de bolsas e produtividade;
- Tudo isso leva a um excesso de oferta e pouca demanda. 
- tem país que precisa desesperadamente vender, porque não pode reduzir sua produção para forçar a alta do preço (por exemplo, Rússia, que é grande produtora, está em crise e precisa vender; Venezuela, precisa desesperadamente vender e Arábia Saudita, que não quer reduzir a produção para não viabilizar outras fontes). 
- quando o preço cai tanto há um desinteresse na produção, ou seja, nos investimentos em novos campos. Então há uma redução dos investimentos numa forma geral. 

Esse cenário internacional negativo pega a Petrobras em um momento mais difícil da história da empresa: 

1. Desinteresse de investimentos em novos campos, os quais a empresa precisa tanto;
2. A empresa foi atingida pela corrupção de uma maneira muito disseminada; 
3. A empresa perdeu valor de mercado, perdeu reputação e credibilidade - um efeito de desmonte;
4. Por erros administrativos na Petrobras e crises de gestão (alguns presidentes destituídos da empresa), a dívida ficou alta demais. Com o dólar alto, ela cresce mais ainda. Hoje, a Petrobras é a petrolífera mais endividada do mundo. 
5. Dívida, crise de reputação, perda do grau de investimento tudo isso junto faz a pior crise da Petrobras. 

O preço faz sentir na bomba do combustível que o consumidor usa:
O Brasil foi na contramão o tempo todo na área de definição do preço. Quando o preço estava alto no mercado internacional, o Governo, por populismo, manteve um preço baixo aqui e isso produziu um rombo de - US$ 60 bilhões nos cofres da empresa. Agora, que o preço do barril cai, não se pode reduzir o valor do combustível porque a Petrobras tem que se recapitalizar. Nesse momento, segundo os cálculos dos especialistas, o preço total está capitalizado em 14% mais alto do que os derivados no mercado internacional. 

3 comentários:

  1. PT destruiu a Petrobras cuja previsão e q vá a falência dentro de dois anos quando sair a sentença nos estados unidos sobre a prejuízo causado aos acionistas cujas ações caíram de 145,00/reais para menos de 5,09 reais

    ResponderExcluir
  2. PT destruiu a Petrobras cuja previsão e q vá a falência dentro de dois anos quando sair a sentença nos estados unidos sobre a prejuízo causado aos acionistas cujas ações caíram de 145,00/reais para menos de 5,09 reais

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post ..usei e citei sua bibliografia em um trabalho da pós graduação . Sucesso.

    ResponderExcluir