Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

E se o seu coração já estiver bem mais velho do que você?

·         A idade do coração nem sempre bate com a idade cronológica da carteira de identidade. Controle e prevenção de doenças dos EUA. O coração de quase 70% dos adultos é mais velho do que a idade cronológica da pessoa. Pessoas com a idade entre 30 e 74 anos estão dentro dessa lógica. Em média, o coração dos homens é 7.8 anos mais velho do que a idade cronológica dos donos (nas mulheres são 5.4 anos). Nos EUA, apenas 3 em cada 10 norte-americanos têm um coração mais jovem do que suas idades. Isso depende muito do estilo de vida de cada um. O coração da pessoa fumante, obesa, com pressão alta, que não pratica esportes... tem que trabalhar muito mais. E esse esforço extra acelera o envelhecimento do coração. E quanto maior esse envelhecimento, maior o risco de ataque cardíaco e derrame. A gente pode voltar o relógio do coração com exercício e dieta equilibrada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário