Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

China x EUA.

 

Estados Unidos e China disputam a corrida da IA, com potencial de catapultar ganhos tanto na economia como na área militar. E Xi está em vantagem!

A China domina o mercado de terras-raras, grupo de 17 elementos químicos usados nos setores de tecnologia de ponta, incluindo equipamentos de defesa como caças, mísseis ou radares – controla cerca de 70% da mineração global e impressionantes 90% do processamento e refino. Também é dominante nas cadeias de outros minerais. As Forças Armadas dos EUA dependem de suprimentos chineses para obter acesso a cerca de 6 mil componentes de baterias e armamentos.

Irritado com isso, Trump começou seu segundo mandato com o objetivo declarado de dobrar a China à sua vontade. Primeiro, deu um tiro de advertência elevando as tarifas cobradas de produtos chineses de 10% para 20%. A sucessão seguida de tiros metralhou inacreditáveis 145% de tarifas. Em maio, com o primeiro cessar-fogo na guerra comercial, caiu para 30% e hoje está em 20%. Trump se viu forçado a voltar atrás.

E não foi só aqui que a China reverteu a invasiva. Além da superação da cobrança injusta de tarifas, Xi obteve acesso a chips avançados de IA, conseguindo negócios com a Nvidia e comprando seu 2º chip mais evoluído. Também obteve vista grossa a suas pretensões sobre Taiwan. Todavia, a batalha foi vencida, mas a guerra não. A força americana na ciência, na economia e nos campos de batalha continua inabalável.

Enfim, evidente: no primeiro ano de Trump, o chinês Xi Jinping levou a melhor! A China é a maior ameaça estratégica ao poderio norte-americano. E que continue sendo... Huehuehue

Nenhum comentário:

Postar um comentário