Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

20. O método Trumpista.

Donald Trump:

- Inundar o terreno – sobrecarregar, confundir e criar pane. A velocidade que Trump faz esses anúncios é proposital (idealizado pelo estrategista político, Steve Bannon, um dos criadores do Trumpismo). Como funciona? O partido de oposição é a mídia. Eles são burros, preguiçosos e só conseguem focar em uma coisa de cada vez. O que precisamos fazer é inundar o terreno (todo dia, jogamos 03 coisas diferentes neles). Eles mordem uma, e nós vamos fazer as nossas coisas. Eles não conseguem se recuperar, enquanto fazemos na velocidade de uma bala disparada. Diariamente. Exemplo: 24h: tarifas para o aço, decreto para liberar o canudinho de plástico, dono da Faixa de Gaza, demitiu militares de carreira, falou com Putin, anexar o Canadá, acabar com a fiscalização de empresas americanas (a estratégia testa os limites do Poder Executivo, driblando Congresso e processos que criam Leis). Com tanta coisa, o partido Democrata tem dificuldade de fazer oposição, de decidir onde vai concentrar os esforços. Confunde também a população que não consegue acompanhar e entender o que é a VERDADE e o que NÃO É. Faixa de Gaza, Groenlândia, Canadá, Canal do Panamá, deportações em massa, tirou os EUA do Acordo de Paris e da OMS, acabou com subsídios para carros elétricos, mandou militares para a fronteira, congelou contratações federais, perdoou invasores do Captólio (6/01/2021), comprar a Groenlândia, fazer um risote na Faixa de Gaza, acabar com o direito à cidadania para filhos de imigrantes sem documentos temporários que nascem nos EUA... Enxurrada de anúncios e decretos... Tudo registrado pela mídia mundo afora.

- Avança muito, para depois abrir um canal de negociação. Teste: vai muito além, para depois recuar, e chegar onde gostaria do ponto de vista da negociação. Tarifaço, por exemplo, tem muito de retórica política.

- É uma ferramenta de barganha disfarçada de justificativa para conseguir objetivos específicos.

- Incentiva a desordem e o caos para retirar daí o que se deseja. É o constrangimento como método.

- Trump quer “Terras Raras” porque a economia americana é altamente dependente de recursos chineses. E isso é um risco econômico e de segurança nacional. A Groenlândia (território autônomo da Dinamarca) concentra 25% das reservas de “Terras Raras” do Planeta!

- Condicionamentos (é uma compra da ajuda): o envio de ajuda pelo acesso a recursos. Por exemplo: “vai enviar ajuda na guerra da Ucrânia contra a Rússia pela concessão de acesso dos EUA para a exploração de minerais raros na Ucrânia” (terras raras (as vitaminas da indústria): grupo de 17 minerais valiosos e estratégicos, metais responsáveis pela energia do mundo moderno, pois produzem painéis solares, turbinas eólicas, motores elétricos, 2/3 de um smartphone são compostos por eles (graças a eles a ciência conseguiu tornar os eletrônicos menores, mais rápidos, fortes, resilientes): que podem mudar a geopolítica atual). China é o principal produtor desses metais (70% mundial). Se os EUA cortarem o auxílio militar à Ucrânia, a Rússia vence a guerra rapidamente.

- Titânio (aeronáutica, espacial);

- Urânio (energia e armas nucleares);

- Quase metade da exportação de aço brasileiro vai para os EUA.

- As medidas de Trump fazem parte de uma política de favorecimento da indústria americana. Por exemplo, ao impor tarifa de 25% sobre as importações de aço e alumínio feitas pelo país, grandes siderúrgicas estrangeiras terão perdas, enquanto a Gerdau, que fabrica aço nos EUA, deve ser a única beneficiada com a medida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário