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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

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segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

13. Sancionada proibição dos celulares na escola.

Lula sanciona Lei que proíbe uso de celulares nas escolas. O objetivo é ajudar no aprendizado dos alunos.

- só fins pedagógicos, se tiver o acompanhamento do professor;

- fora isso, proibido dentro e fora da sala de aula;

- do portão para fora, permitido (então pode levar para a escola - como, onde guardar? E quem se responsabilizará pela segurança dos aparelhos contra furtos dentro da escola?). Alunos dispersos, impacientes, com dificuldades de se concentrar. Não tem acesso a quadra, bola, e sem muito o que fazer (ganha o celular, que agora perdeu). Concordo que é preciso restringir o uso, mas as escolas têm de se preparar. As escolas têm de oferecer alguma coisa em troca: jogos, bola, de maneira assistida. As escolas precisam desenvolver estratégias para resolver problemas de saúde mental dos estudantes ou prevenção deles. Esclarecer os riscos reais que eles correm com o uso excessivo de telas. Muito tempo nas telas, redes sociais e jogos gera ansiedade e pode dificultar relações sociais. A intenção não é frear o uso da tecnologia na educação, mas combater o vício que atrapalha a aprendizagem, desorganiza as aulas e compromete a socialização entre os estudantes.  


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