Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

12. Ocorrências e Desastres (sócio e naturais).

 

O número de alertas de desastres relacionados ao clima no ano passado (2024) foi o maior dos últimos 14 anos no Brasil (CEMADEN)!

São tragédias relacionadas a enchentes, enxurradas, deslizamentos de terra, etc. Desde 2011, só aumentam os números de alertas e ocorrências. Os municípios com mais registros no ano passado foram: Petrópolis, Salvador e SP.

Quando um evento climático extremo encontra a vulnerabilidade socioeconômica da população, carrega e o que e quem estiver pelo caminho. Carecem projetos de urbanização e muito planejamento para as cidades, com políticas habitacionais, sociais e públicas, que promovam a segurança da população. Afinal, as comunidades só crescem e as ações públicas não acompanham essa expansão. Assim, ocorrem mais impactos e mortes.

Enfim, há duas explicações para os aumentos: mais eventos extremos de chuvas e constante processo de vulnerabilidade da população urbana. Há um aumento do número de pessoas morando em áreas de risco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário