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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

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segunda-feira, 18 de novembro de 2024

União e Reconstrução da Educação

05 eixos são prioritários para uma educação pública de qualidade:

1.     Educação infantil;

- são essenciais os primeiros anos para o desenvolvimento de uma criança;

- o Brasil ainda não tem todos os alunos de 4 e 5 anos na pré-escola;

- não há uma avaliação para a educação infantil;

- 55% das turmas nem sequer fazem atividades de leitura de livros para as crianças;

- os currículos muitas vezes desconsideram a importância dessa etapa para a alfabetização.

2.     Alfabetização;

- O que acontece no cérebro quando as crianças aprendem a ler.

- Como se organizam os circuitos cerebrais da linguagem falada e ouvida com as letras visualizadas para que uma criança consiga ler?

- qual a importância da decodificação das letras e por que alguns alunos precisam de mais ou menos apoio para ase alfabetizar?

- qual o papel da leitura de livros, do professor e das famílias nesse processo?

- Estados e governo federal, com apoio do terceiro setor, têm lançado programas para garantir que as crianças aprendam a ler e a escrever na idade certa.

- Ainda só 65% delas estão alfabetizadas aos 7 anos.

- O que cientistas e educadores têm mostrado sobre como os alunos devem ser ensinados a ler?

- O que as avaliações têm mostrado?

- Como ensinam as cidades brasileiras e países, considerados exemplos de alfabetização?

- E como enfrentar os desafios ainda maiores da alfabetização matemática?

3.     Ensino integral;

- não há país desenvolvido em que as crianças fiquem somente 4 horas na escola, como no Brasil;

- Governo Federal e Estados entenderam a prioridade de investir em ensino integral e lançaram programas recentes, mas quais são os desafios?

- Como deve ser o currículo para que ele não signifique apenas mais tempo na escola?

- qual a formação que deve ter o professor?

- quanto é necessário investir?

- como engajar a criança e o jovem para que eles se interessem pelo ensino integral?

4.     Educação profissional e tecnológica;

- O ensino técnico traz qualidade à educação dos jovens e os aproxima da escola.

- Como e em que áreas expandir a modalidade, garantindo a conexão com o mercado de trabalho e com os desafios atuais da tecnologia?

- Como a educação profissional está conectada com o desenvolvimento do País e a preparação de estudantes para o futuro, com uma economia mais digitalizada?

5.     Formação de professores.

- Docentes no Brasil continuam sendo formados em cursos técnicos, sem preparação prática para dar aulas e, na maioria das vezes, a distância.

- Como melhorar esse cenário, já que o professor é responsável por 60% do resultado dos alunos?

- Quais políticas públicas podem valorizar a carreira docente, com melhores salários e mais atratividade, para que os alunos bem preparados queiram ingressar na docência?

Enfim, são muitos os desafios para uma educação de qualidade, com equidade. Porém, essenciais para a formação do cidadão e o desenvolvimento do País!

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