Foi lançado neste ano o projeto “Abecedário das Regiões” nas regiões de Donbass, Zaporíjia, Kherson e Kharkiv, quatro entes anexados pela Rússia após referendos em setembro de 2022. Hoje, Putin controla talvez 70% deles.
Trata-se de um abecedário com referências à cultura russa na província. No abecedário de Kharkiv, a letra T é representada pelo famoso tanque de guerra T-34, principal modelo soviético da Segunda Guerra Mundial, que foi desenhado e produzido na capital.
Os volumes, edições caprichadas com capa dura, trazem os selos oficiais do festival literário Estrelas sobre Donbass, entidade tocada por Kofman desde 2019, a Câmara Pública de Donetsk e do Fundo Presidencial para Iniciativas Culturais. Criada por Putin em 2021, o fundo promove artistas e iniciativas alinhadas aos valores russos esposados pelo Kremlin. No ano passado, distribuiu o equivalente a R$ 95 milhões a 303 projetos, segundo a mídia russa.
"Não sei o que fazer com os adultos dos novos territórios, mas podemos começar pelas crianças" (Aleksandr Kofman, idealizador dos livros). No prefácio, Kofman escreve que o livro ensina sobre "as pessoas graças às quais nossa região se tornou parte da vasta Rússia".
Enfim, a Rússia está "cozinhando o
sapo" na Ucrânia. Lentamente, está desestruturando o governo de Volodimir
Zelenski, que irá colapsar porque Moscou tem mais recursos humanos e materiais
para empregar em combate. E eles perderam o gás!
Nenhum comentário:
Postar um comentário