Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Projeto "Abecedário das Regiões".

 

Foi lançado neste ano o projeto “Abecedário das Regiões” nas regiões de Donbass, Zaporíjia, Kherson e Kharkiv, quatro entes anexados pela Rússia após referendos em setembro de 2022. Hoje, Putin controla talvez 70% deles.

Trata-se de um abecedário com referências à cultura russa na província. No abecedário de Kharkiv, a letra T é representada pelo famoso tanque de guerra T-34, principal modelo soviético da Segunda Guerra Mundial, que foi desenhado e produzido na capital.

Os volumes, edições caprichadas com capa dura, trazem os selos oficiais do festival literário Estrelas sobre Donbass, entidade tocada por Kofman desde 2019, a Câmara Pública de Donetsk e do Fundo Presidencial para Iniciativas Culturais. Criada por Putin em 2021, o fundo promove artistas e iniciativas alinhadas aos valores russos esposados pelo Kremlin. No ano passado, distribuiu o equivalente a R$ 95 milhões a 303 projetos, segundo a mídia russa.

"Não sei o que fazer com os adultos dos novos territórios, mas podemos começar pelas crianças" (Aleksandr Kofman, idealizador dos livros). No prefácio, Kofman escreve que o livro ensina sobre "as pessoas graças às quais nossa região se tornou parte da vasta Rússia".

Enfim, a Rússia está "cozinhando o sapo" na Ucrânia. Lentamente, está desestruturando o governo de Volodimir Zelenski, que irá colapsar porque Moscou tem mais recursos humanos e materiais para empregar em combate. E eles perderam o gás!

Nenhum comentário:

Postar um comentário