Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

domingo, 17 de novembro de 2024

Declaração do G20 Social.

 

Movimentos sociais e organizações da sociedade civil do Brasil e do Mundo (movimentos de mulheres, negros e negras, povos originários e indígenas, comunidades tradicionais, pessoas com deficiência, LGBTQUIA+, jovens, crianças, adolescentes, pessoas idosas, populações deslocadas ou em situação de rua, migrantes, refugiados e pátridas, trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, da economia formal, informal, solidária e de cuidados) se mobilizam para se fazer ouvidos nas grandes decisões geopolíticas e macroeconômicas, tomadas por um seleto grupo de mandatários.

·       Os 03 temas centras da presidência brasileira do G20:

1.     Combate à fome, à pobreza e a desigualdade;

2.     Sustentabilidade, mudanças do clima e transição justa;

3.     Reforma da governança global.

·       Principais propostas da sociedade civil global:

1.     Criação de um fundo específico para financiar políticas públicas e programas de combate à fome (como criação de cooperativas, cozinhas solidárias e projetos de agricultura familiar);

2.     Fortalecer nos currículos escolares a educação ambiental, a participação social e a formação cidadã.

3.     Criação de um Fundo Floresta Tropical para Sempre, com financiamento internacional, visando a proteção das florestas tropicais e a inclusão socioprodutivas das populações que delas vivem e as mantém em pé.

4.     Promoção do multilateralismo e ampliação da participação dos governos e povos dos países do Sul Global nos fóruns decisórios, em especial a Reforma do Conselho de Segurança da ONU.

5.     Promoção da Democracia e da participação da sociedade civil, com o fim dos conflitos armados.

6.     Taxação progressiva dos super-ricos.

Enfim, entre as bandeiras de lutas, o fim contra a desinformação, os discursos totalitários e autoritários, os atentados contra os direitos humanos, contra a mentira, o ódio, o preconceito, a xenofobia, o etarismo, o racismo, a violência nas relações sociais e políticas, seja dentro das fronteiras de cada país ou no plano internacional. A vontade coletiva por um mundo mais democrático, justo e diverso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário