Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Brasil: 5º maior emissor de GEE!

 FUNDO DE QUINTAL. A floresta Amazônica não pega fogo naturalmente, mas neste ano bateu recordes de incêndios por lá, felizmente em queda. Outro contraste vem do número de bovinos no Brasil: 238,6 milhões de cabeças! O país tem mais bovinos do que gente! Sensação de que nos tornamos um matadouro estrangeiro...

·       Apesar de o país reduzir em 12% emissões em 1 ano, emissões brutas (2023: 2,3 bilhões de toneladas brutas; 2022: 2,6 bilhões de toneladas = -0,3 bilhões de toneladas).

·       O Brasil tem uma meta de redução de emissões a cumprir até 2025, fixada pela adesão do País ao Acordo de Paris (o limite é de 1,32 bilhão de toneladas de CO2). Aqui são emissões líquidas (em 2023, a do Brasil foi de 1,65 bilhão). Ou seja, o país ainda precisa reduzir as emissões em mais de 20% em 2 anos, até o fim de 2025.

·       Dois motivos:

1.     Queda em 24% nas emissões globais por desmatamento;

2.     Corte de emissões por desflorestação: Amazônia (-37%) e Pampa (-15%);

- os outros biomas tiveram alta: Pantanal (+86%), Cerrado (+23%), Caatinga (+11%) e Mata Atlântica (+4%).

·       COP-29 (Baku, Azerbaijão, 11 de novembro): objetivo de discutir estratégias e financiamento para a descarbonização.

·       Estados brasileiros com maior emissão bruta:

- Maranhão;

- Pará;

- Mato Grosso.

·       Todos os setores geradores de emissão apresentaram aumento, o que já era esperado com o crescimento do PIB: As mudanças de uso da terra (+46%); agropecuária (+28%), energia, indústria e resíduos. Houve aumento do rebanho bovino e do arroto do boi.







Donald Trump: serão muitos os contrassensos.

·       Prioridade: deportação de imigrantes.

·       Trump usa dados enganosos para atribuir assassinatos a estrangeiros que hoje vivem nos EUA.

·       Traz retrocesso na agenda ambiental:

- no seu 1º governo, cancelou mais de 100 normas ambientais e retirou os EUA do Acordo de Paris (Biden reinseriu e agora há nova perspectiva de saída). Vai cancelar regras para reduzir emissões de usinas geradoras, proteger espécies ameaçadas e limitar a poluição do ar e da água;

- os EUA são o maior emissor per capita de GEE;

- Biden promulgou a Lei mais ambiciosa para reduzir emissões, destinada a promover a transição de combustíveis fósseis e veículos elétricos e energia limpa. Trump prometeu eliminar essa legislação.

·       Brasil e o clima: eventos extremos forma responsáveis por reduzir o PIB brasileiro em 0,13 p.p/ano, ao longo dos últimos 20 anos, e esses prejuízos deverão aumentar! Impacto, sobretudo, na agricultura e na produção de eneriga.

·       O agronegócio brasileiro representa 25% do PIB e 49% das exportações. Entre o lucro e o massacre da população, vai ganhar o bolso e a população sofrerá ainda mais!

·       É preciso eliminar o desmatamento na Amazônia e demais biomas o quanto antes. Investimentos para adaptação para a agricultura. O Brasil tem plenas condições de ser protagonista da revolução verde da economia mundial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário