Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Sobre o BRICS...

  Venezuela acusa Brasil de agressão e hostilidade por boicotar a entrada do país no BRICS. 16ª Cúpula do BRICS foi também a maior desde a sua criação. 36 países representados. Putin exerce a presidência rotativa. Ano que vem será o Brasil. Putin defende uma ordem mundial multipolar, em contraponto a organizações ocidentais, como o G7. Papel maior para Ásia, África e América Latina no Conselho de Segurança da ONU. Brasil, Índia e África do Sul buscam um acento permanente, assim como Rússia e China.  

  Lula participa do BRICS. Cooperação financeira entre os países do Bloco. Expansão do Bloco. Mais recursos dos países ricos para enfrentar a crise climática. Alternativa ao dólar como moeda padrão no comércio global (nesse ponto, Putin gosta, por causa das sanções econômicas impostas pelo Ocidente). Evitar escalada de guerra e optar pela negociação de paz (afinal, são duas guerras com potencial de se tornarem globais). Trabalhar juntos em prol de objetivos comuns. Diálogo, diplomacia. Ignora a “invasão” russa e não usa a palavra guerra. Criação da categoria “Países Parceiros”. O documento final prega uma reforma do Sistema Financeiro Mundial. E o uso de moedas locais em transações comerciais. Enfim, o BRICS mais antiocidentais (e a mídia preocupada com as parcerias tradicionais do Brasil com o imperialismo). O Brasil não é contra ninguém. O Brasil é a favor da cooperação e do desenvolvimento. O país está no Ocidente e não será contra si próprio. Sua coerência diplomática se mantém, porque nosso desejo é manter essa relação dialógica e cooperativa com todos os países.  

·       Expansão do BRICS. Além dos 5 países que formam a sigla, no ano passado foram aprovados: Etiópia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Irã. Já há cerca de 30 candidatos: Turquia, Cuba, Nicarágua e Venezuela.


·       Combate à fome e à desigualdade, defesa da governança global, ampliar o conselho de segurança da ONU, etc.

·       Nesse momento de guerra com a Ucrânia, a Rússia não está isolada. 

·       Dilma Rousseff, agora presidente do Banco do BRICS: Banco de Desenvolvimento. O sistema financeiro internacional, baseado no dólar, é uma barreira pra a Rússia desde que o Ocidente passou a impor uma série de sanções por causa da invasão à Ucrânia. Além de tentar uma alternativa à moeda americana, Putin também está usando a Cúpula do BRICS para mostrar que o Ocidente não conseguiu isolá-lo. Daí se apresentar ao mundo como presidente de um Bloco forte e unido.  

·       O que está em jogo no BRICS: o Brasil vai assumir o comando do BRICS em 2025.

- o Brasil está insistindo na reforma da Governança Global: ampliação do Conselho de Segurança da ONU;

- O comércio entre países com moedas nacionais, ou seja, fora do dólar;

- A ampliação para países parceiros, como Cuba, Nicarágua e Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário