Síntese: unidade real extraída de uma multiplicidade aparentemente diferente. Sintetizar é generalizar: unir os cacos ou partes em seu todo íntimo. Quanto mais encolho o pensamento, mais generalizado ele fica.
EXEMPLO 1: Para
meus olhos, meu tato e meu olfato, o gelo é diferente da neblina, que é
diferente do vapor de uma chaleira, que é diferente da chuva, que é diferente
da correnteza de um rio. No entanto, o pensamento mostra que se trata sempre de
um mesmo elemento (a água), passando por diferentes estados e formas (líquido,
sólido, gasoso) em decorrência de causas naturais diferentes (condensação,
liquefação, evaporação).
Análise: expor uma multiplicidade sobre uma aparente unidade percebida. Desvendar diferenças onde parece haver semelhanças. Analisar é especificar: separar um todo em suas partes. Quanto mais expando o pensamento, mais específico ele fica.
EXEMPLO 2: No
ano de 1992, no Brasil, os jovens estudantes pintaram a cara com as cores da
bandeira nacional e saíram às ruas para exigir a destituição do presidente da
República. Logo depois, os candidatos a prefeituras municipais contrataram
jovens para aparecer na televisão com a cara pintada, defendendo tais
candidaturas. Em seguida, as Forças Armadas brasileiras, para persuadir jovens
a servi-las, contrataram jovens “caras-pintadas” para aparecer como soldados,
marinheiros e aviadores. Ao mesmo tempo, várias empresas, pretendendo vender
seus produtos aos jovens, contrataram artistas jovens para, de cara pintada,
fazer a propaganda de seus produtos. Aparentemente, teríamos sempre o mesmo
panorama – os jovens rebeldes e conscientes, de cara pintada, símbolo da
esperança do país. No entanto, o pensamento pode mostrar que, sob a aparência
da semelhança percebida, estão as diferenças, pois os primeiros caras-pintadas
fizeram um movimento político espontâneo, os segundos fizeram propaganda
política para um candidato (e receberam dinheiro para isso), os terceiros
tentaram ajudar as Forças Armadas a aparecer como divertidas e juvenis, e os
últimos, mediante remuneração, estavam transferindo para produtos industriais
(roupas, calçados, vídeos, margarinas, discos, iogurtes) um símbolo político
inteiramente despolitizado e sem nenhuma relação com sua origem. Separando as
aparentes semelhanças, distinguindo-as, o pensamento descobriu diferenças.
CONCLUSÃO: Enfim, argumentar e demonstrar por meio de princípios e regras necessários e universais, apreender pelo pensamento a unidade real sob a multiplicidade percebida ou, ao contrário, apreender pelo pensamento a multiplicidade e diversidade reais de algo percebido como uma unidade ou uma identidade, eis aí algumas das características do que os gregos chamaram de Filosofia.

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