Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Traços da atividade filosófica.

 

1.     Tendência à racionalidade.

- o ser humano como animal racional;

- o pensamento e a linguagem definem a razão (condição para todo conhecimento verdadeiro);

- por isso mesmo, a própria razão/pensamento deve conhecer: as leis, regras, princípios e normas de suas operações e de seu exercício correto.

2.     Recusa de explicações preestabelecidas.

3.     Tendência à argumentação e ao debate.

4.     Capacidade de generalização (síntese). Quanto mais encolho o pensamento, mais generalizado ele fica.

5.     Capacidade de diferenciação (análise). Quanto mais expando o pensamento, mais específico ele fica.

Enfim, argumentar e demonstrar por meio de princípios e regras necessários e universais, apreender pelo pensamento a unidade real sob a multiplicidade percebida ou, ao contrário, apreender pelo pensamento a multiplicidade e diversidade reais de algo percebido como uma unidade ou uma identidade, eis aí algumas das características do que os gregos chamaram de Filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário