Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Os concorrentes do GPT chegaram.

Em alguns cantos do Vale do Silício, alguns cientistas brincaram com as possibilidades do jeito novo de organizar as redes neurais, modelos de organizar a informação que imitam a arquitetura do cérebro humano. Quando se usa uma quantidade muito grande de dados para treinar esse tipo particular de modelo, ele é capaz de reproduzir a sintaxe gramatical e, de alguma forma, a lógica das reações humanas. É capaz de conversar.

·       Hoje, chamamos modelos como o GPT 3,5 de primeira geração. Eles custam, em média, US$ 10 milhões para treinar. São muito convincentes na capacidade de conversar, e há muitos desse tipo por aí.

·       O GPT 4 marcou o surgimento da segunda geração – custa por volta de US$ 100 milhões para treinar. Outros dois modelos alcançaram o mesmo nível de capacidade. São o Gemini 1.5, do Google, e o Claude 3,5, da Anthropic, financiada pela Amazon.

·       O Llama 3.1, da Meta, está tecnicamente na mesma geração, embora ainda com resultados não tão bons. É a mesma situação do Grok 2, da xAI, de Elon Musk

Recentemente, o GPT ganhou a capacidade de raciocinar com lógica, tornando-se mais eficiente que os concorrentes para encarar problemas matemáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário