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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

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sábado, 28 de setembro de 2024

Reconhecendo um Democrata.

 

Crianças, quanto mais bem formadas (na família, na escola, nos grupos de vizinhança), maior será sua predisposição para abraçar a democracia, uma construção socialmente determinada.

Onde a democracia não viceja é no terreno da extrema direita, porque, nele, são plantados venenos e toxinas que se voltam para a sua destruição e a captura dos indivíduos mediante artifícios que fogem da razão, que exploram os egoísmos, as emoções à flor da pele, o ódio, a insatisfação, o medo e a insegurança. A extrema direita pode mobilizar a pátria, o nacionalismo, falar em proteção, questionar o sistema, mas será sempre uma postulação autoritária e antidemocrática.

·       Tem o senso mais aguçado de justiça;

·       Pratica o compartilhamento;

·       É generoso um com o outro;

·       É alguém capaz de pensar para além de si próprio, ou seja, levar em conta o conjunto da vida social, seus ritmos e suas particularidades;

·       Não precisa ser um “igualitarista”, mas deve considerar com generosidade as disparidades socioeconômicas, culturais e educacionais que separam os membros de uma sociedade;

·       Precisa assimilar os sinais do tempo e as mudanças epocais;

·       Pensa com a própria cabeça (que é melhor tê-la bem-feita do que cheia);

·       É alguém politicamente educado, capaz de separar o joio do trigo, “ler” corretamente os fatos, assimilar os carecimentos dos demais membros da sociedade, enxergar os outros;

·       Compreende criticamente a complexidade inerente à política, que não existe para atender de imediato a todas as expectativas e que, além do mais, tem sinuosidades e ambiguidades difíceis de serem entendidas;

·       Sabe que a política está associada à luta pelo poder, mas não se reduz a isso;

·       Sabe que o Estado é um agente de organização e prestação de serviços;

·       Não é um indivíduo civicamente “mal-educado”;

·       Não enxerga a política só por um ângulo torto, rejeitando-a sempre que seus desejos não são atendidos;

·       Não ver o Estado como uma estrutura de poder tirânico e cheio de necessidades;

·       Não é alguém que se resume em glorificar o mercado, o empreendedorismo, a privatização indiscriminada, a ausência de regulações;

·       É alguém que se move pelas sendas complicadas da razão, recusando a manipulação das emoções que políticos e governantes fazem regularmente, sobretudo em períodos eleitorais;

·       Mantém no primeiro plano a transparência e a responsabilidade no trato das coisas públicas, sendo adversário de todas as formas de corrupção e malfeitos;

·       O democrata pode ser inflamado e defender suas ideias a ferro e fogo;

·       Sua natureza é mais serenidade, tendendo mais para a ponderação, o diálogo e a argumentação, atitudes com as quais busca convencer, persuadir e dissuadir os que dele divergem;

·       Não se limita a ser de esquerda, pois há vertentes nesse campo que não aceitam os procedimentos democráticos, rotulando-os de formas burguesas de democracia. Embora precise privilegiar o social e seu progresso, não pode se resumir a voluntarismos.

·       São focados no campo dos procedimentos e da defesa das regras do jogo, dos direitos humanos e de políticas justas.

Enfim, democratas estão dispostos a conflitos e lutas sociais. Querem ser partícipes delas. Trabalham para dar a elas um sentido gerador de consensos que, se bem organizados, podem pressionar os governos para que ajam em benefício de todos.

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