Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

O Brasil sufocado pela Direita.

 Ou Lula lidera um esforço nacional ou o Brasil será consumido por sua incompetência.

- Autoridade Climática: ela foi cogitada em 2022, mas só agora Governo Federal a criará. Anunciado por Lula, órgão cobrará de diferentes áreas de seu governo o cumprimento de metas ambientais.

- Vô Lula precisa liderar um esforço nacional de adaptação às mudanças climáticas digno do nome. Ou o Brasil será consumido por sua incompetência antes que o fogo arrase por completo seus biomas.

- O Brasil está pegando fogo! Literalmente, além do acirramento de ânimos típico dos períodos eleitorais.

- queimadas naturais e criminosas cobrem 60% do território nacional de fumaça;

- Respirar se tornou, literalmente, um ato de resistência. O ar respirado em SP foi considerado o pior do planeta, sobretudo para idosos e crianças, os mais suscetíveis ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

- Lula mais ministros viaja pelo Amazonas e anuncia os detalhes de formação de uma “força-tarefa” para combater as queimadas e prestar socorro aos cidadãos que vivem nas áreas mais afetadas pelo fogo e pela seca. Ou seja, em vez de Lula está viajando pelas capitais e cidades para prestar apoio aos seus candidatos, foi forçado a tomar outro rumo e rota devido incêndios criminosos. É a direita jogando sujo nas eleições municipais!

- A direita e seus jornais estão caindo em cima, acusando de incompetência e descaso do Governo, dizendo que Lula instrumentalizou a causa e a usa em suas conveniências políticas de ocasião. Por tabela, está criando uma crise na saúde pública, pois prontos-socorros dos hospitais País afora estão lotados de pacientes à espera de diagnóstico e tratamento para as doenças causadas por esse ar insalubre.

- A crise também pretende afetar a comunicação do governo, que a direita exige esquecer as campanhas e usar a cadeia nacional de rádio e TV para se dirigirem aos brasileiros para orientá-los no manejo da crise. Diz que deixa a sociedade em descompasso.

- Está bem clara a politização das condições climáticas no Brasil. A adaptação a seca, ondas de calor e enchentes existem, mas estão sendo intensificadas pela política de extrema direita, uma verdadeira realidade imposta!

- Era o apocalipse anunciado por Ivete Sangalo no carnaval de Salvador. Começou com os desastres de cheias no Sul e agora pelo país inteiro com a seca e queimadas.

- A mídia e a direita querem não só dificultar as coisas, mas desmantelar por completo a COP-30, acusando Lula de querer fazer bonito só para “inglês ver”, e ameaça: “ou Lula/Brasil será consumido por sua incompetência antes que as chamas possam arrasar por completo os seus biomas”.

- Como resolver? 1) respostas governamentais à crise do clima devem ser abrangentes e coordenadas entre as três esferas da administração; 2) combate imediato às queimadas e a persecução dos que as promovem de modo criminoso; 3) avanço do país na adaptação às mudanças climáticas; 4) proteção do meio ambiente: segurança hídrica, energética, alimentar, vidas, esforço nacional de adaptação às mudanças climáticas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário