Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

domingo, 15 de setembro de 2024

Estratégia da fragmentação.

 

Há uma proposta fragmentada de Reforma Administrativa em andamento. O Governo Lula vem afirmando que tem um plano para aprimorar a máquina pública brasileira:

Descartar a PEC 32 elaborada na gestão anterior, e construir uma agenda própria. Esses passos já começaram:

1.     A nova Lei de Concursos Públicos foi aprovada depois de mais de 20 anos de tramitação; visa modernizar e promover avanços reais na forma de selecionar candidatos a cargos públicos.

2.     Publicação da Portaria 5.127, mostrando como as novas carreiras federais devem se organizar a partir de agora.

3.     O PL de cotas no serviço público (PL 1.958/2021): propõe ampliar a reserva de vagas nos concursos públicos de 20% para 30% para negros, incluindo também indígenas e quilombolas. Determina que a cota também seja aplicada para a contratação de cargos temporários. São inovações que podem ampliar a representatividade da população negra na administração e na linha de frente da prestação de serviços públicos.

4.     O PL dos supersalários (PL 2.721/2021). Já tramita há mais de 8 anos, é uma resposta direta e consistente para uma pequena parcela da elite do funcionalismo público que vive num mundo de muitos privilégios.

O empresariado e o setor privado acompanha em miúdos. Quer juntar os vários fragmentos, gerar coesão e ganhar força (destrutiva do Estado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário