Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

A civilidade impede...

 

·       Despender enorme energia para manter um mínimo de sanidade mental diante de um cotidiano tirânico;

·       São muitas as “pessoas do bem” que reagem “bem mal” para estourar ou “romper a bolha”;

·       Não há nenhuma espécie de “presunção de subalternidade” associada automaticamente a mim, com rótulo de sem valor ou qualificação, suspeito, que veio ao mundo para servir;

·       A hiperconexão está causando uma epidemia de transtornos nas crianças e nos adolescentes. O uso indiscriminado do celular por menores de 14 anos pode levar à dependência da internet e lhes causar alterações no cérebro, como problemas de saúde mental, física e socioemocional. Exemplos: atraso no desenvolvimento cognitivo, perda de aprendizado, déficit de atenção, mudanças de comportamento, extrema agressividade e isolamento social. Também: miopia, sedentarismo, fraqueza muscular, fraca coordenação motora, perturbação do ciclo do sono, descontrole dos esfíncteres (faz ali mesmo), o acesso à pornografia e às fake news, o cyberbullying, prejudicar colegas, dietas fatais, proezas físicas impossíveis e a brincar de suicídio. Enfim, fala do perigo das armas na mão de menores, e tem bazuca pior do que essa – o celular?

Nenhum comentário:

Postar um comentário