Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Os caminhos tortuosos de Elon Musk.

 Mais Moraes menos X. 

O que está acontecendo com Moraes é um revide da extrema direita, elite rica e mídia, à sua excelente atuação como Ministro em defesa da Democracia, sobretudo na lisura das eleições presidenciais de 2022 e do rigor da Lei sobre os golpistas do 08 de janeiro/2023. Evitando que novos ovos da serpente choquem no ninho arbitrário da X, Moraes age com firmeza ao limitar excessos pelas suspensões de contas em redes sociais, afastamento de autoridades, empresas e veículos de comunicação criminosos, multas, confisco de passaportes, apreensão de celulares, quebra de sigilo bancário e telemático, detenções em massa e prisões preventivas. Tudo necessário para combater os inimigos da Democracia! Afinal, o Supremo, como instância máxima do Judiciário, deve ser o guardião da Constituição, da segurança jurídica, das liberdades fundamentais e da pacificação social.

É nítido que o bilionário dono do Ex-Twitter, a nova rede X, está encarnado na extrema direita e seu propósito é fogo hostil contra a Democracia Brasileira. Vejamos:

·       Elon Musk deixa de nomear representante no Brasil, descumprindo ordem sobre a responsabilidade da empresa;

·       A rede X, ao apostar no “vale tudo” e escancarar a “liberdade de expressão”, monta uma danosa arena política virtual que, tem sim, debates importantes, mas mesclados de muitos crimes. É o vírus do fascismo buscando legitimidade para infectar, contaminar e destruir aos poucos a Democracia brasileira, crescendo agora e mirando 2026.

·       A jogada de Musk foi também informalizar o judiciário brasileiro, expondo-o e desmoralizando-o frente a opinião pública. É clara que nos bastidores os ataques pessoais são grandes, afinal, Moraes está lidando com um bilionário influente. A tendência atual das pessoas é desabafar nas redes públicas o que muito angustia na vida privada e seu entorno. A intimação de Elon Musk via rede social foi outro vetor de críticas a Moraes, desta vez no mundo jurídico. Para o presidente da Comissão de Privacidade, Proteção de Dados e IA da OAB-SP, Solano de Camargo, o mecanismo expõe o Brasil “ao ridículo internacional”. Gera óbvios questionamentos sobre a legitimidade da intimação e causa descrédito no sistema jurídico brasileiro (Musk foi intimado via rede social, o STF usou sua conta na própria plataforma para notificar a empresa). Viola normas e prejudica a imagem do Brasil no cenário jurídico global. Enfim, essas e outras investidas da extrema direita é política. Querem jogar para baixo não só a imagem do país, mas sua democracia, política e governabilidade. Enfim, é a liderança de Lula que está sob ataque!

·       Companhia X tenta se esquivar da jurisdição brasileira com a declarada e criminosa finalidade de deixar de cumprir determinações judiciais.

·       Moraes estabeleceu multa diária de R$ 50 mil para quem burlar o bloqueio ao X por meio da ferramenta VPN. Esses usuários também podem responder criminalmente (e vai ficando exposto à terrível opinião pública e as redes sociais).

·       Musk acusou Moraes de destruir a liberdade de expressão por motivos políticos e o chamou de pseudo-juiz.

·       Para Lula, Musk deveria se submeter às regras do Brasil.

·       Em nota antes da decisão de Moraes, a Embaixada dos EUA no Brasil defendeu a liberdade de expressão.

·       Mídia mira munição no STF e chama de “escalada autoritária” do judiciário. Suspensão é culminação de um inquérito eivado de truculência.

·       É verdade que o X é uma rede de comunicação de chefes de Estado e de mobilização de atores importantes para entendermos o que está acontecendo no mundo. Mas, o que está em jogo não é a importância ou os méritos da plataforma, e sim sua trajetória dentro da legalidade e da responsabilidade. Moraes não quer desconectar o Brasil ou tolher a liberdade de expressão, deseja que elas sejam legítimas.

·       As mídias Globo apoiam Elon Musk no intuito de enfraquecer a palavra e a força da Lei no Brasil. Alegam insegurança jurídica e riscos para os investimentos no Brasil, já que as empresas estrangeiras buscam mercados frágeis para exploração.

·       Há leis no Brasil, como as que exigem o cumprimento de ordens judiciais e a presença de uma representação legal no País para empresas que aqui fazem negócios. Uma empresa como o X, assim como qualquer outra, dever responder por seu descumprimento.

Outra loucura de Bolsonaro:

Sobre os negócios de Musk na Amazônia...

·       Carta do Ministério da Defesa enviado ao Congresso Brasileiro e junho: se a Starlink, que é a empresa do Musk, parar de atuar no Brasil, a gente vai ter problemas nas Forças Armadas porque várias movimentações de tropas e de embarcações brasileiras dependem dos satélites do Elon Musk. Então, qual a garantia que nós tem os de que hoje o Musk não está com uma portinha por trás dos seus satélites vendo, analisando e manipulando ou vendendo informações de movimentação de tropas do Exército Brasileiro em território americano? Esse contrato precisa ser encerrado amanhã! Uma empresa privada, sem o nosso controle, com todos os dados de movimentação de tropa na Amazônia, no mar... A empresa do Musk está vendo e monitorando tudo!

·       Musk tem uma Starlink para monitorar grandes áreas no mundo onde há jazidas minerais. Esse é o trabalho dele. Levar internet para as escolas da Amazônia é engodo para ele entrar lá e monitorar a região. Ele precisa mapear a Amazônia inteira com os satélites dele. A gente faz isso colocando internet nas escolas, com isso coloco meus satélites lá.

·       Musk tem um problema com as baterias do carro dele e preciso de um monte de minerais finos, como o lítio, isso fica caro e está ficando cada vez mais difícil de achar. Boa parte da produção das baterias hoje está nas mãos do chineses. 

·       É impossível monitorar o usuário que utilizar a VPN. É impossível monitorar um usuário que está usando VPN, já que um dos seus princípios é uma navegação segura, criptografada e com privacidade. Tem várias empresas globais presentes no Brasil que usa VPN para suas comunicações entre executivos. Logo, bloquear as VPN tecnicamente não faz sentido algum, e a multa imposta por Xandão de R$ 50 mil é muito mais para assustar os usuários para que eles não acessem o X em outros países usando VPN, mas tecnicamente ela não faze sentido algum. 

·       Musk está fazendo do Brasil um laboratório de teste de fogo das instituições. Em vez de ser debatida a regulação das Redes Sociais, um teste onde só se fala do conflito Musk x Moraes: se bloquear o X, será acusado de censura à liberdade de expressão; se nada fizer, um ministro e sua justiça serão desmoralizados perante um empresário. Musk tem comportamentos completamente diferentes dependendo do país que ele atua: na China, o X é bloqueado e ele tem bom relacionamento com o regime de Pequim (porque tem fábrica da Tesla lá); tem bom relacionamento com o regime indiano, mesmo tendo suspendido algumas publicações de sua plataforma; então estamos falando de alguém que tem objetivos corporativos e transita pelo mundo com eles. No caso do Brasil, ele está fazendo um experimento: se eu confrontar as instituições de um país, peitar seu judiciário, o que acontece? De que lado fica a opinião pública? O que acontece? Se fosse no mercado europeu, o teste seria suicida. Musk criou uma armadilha, e o Brasil dentro de suas instituições, está tendo que se virar com ela. O que se faz agora? Vai dividir ainda mais a sociedade brasileira, uma parte dizendo que tem a voz cerceada, outra, o Brasil tem complexo de vira-lata diante das empresas. 

Enfim, a decisão de Alexandre de Moraes em suspender a rede social X em todo o Brasil está correta! O ministro advertiu a suspensão de perfis criminosos e não foi atendido pela representante do escritório brasileiro da X. Em vez de indicar um novo representante legal mais sensato, Musk decidiu foi fechar o escritório e deixar a plataforma sem representação direta no País para os encaminhamentos. Tornou-se sensato o ministro em advertir a suspensão das atividades da empresa. Afinal, houve um sistemático desrespeito a ordens judiciais, que podem até ser contestadas, mas jamais descumpridas!


Os leitores da direita atacando Xandão, defendendo o picareta Elon Musk:

Nenhum comentário:

Postar um comentário