"O jeitinho virou golpinho".
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Conhecido
pelo império digital que construiu graças às suas mentorias, o influenciador
Pablo Marçal (PRTB), hoje candidato à Prefeitura de São Paulo;
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O empresário é hoje uma das maiores
referências no ramo de produtos digitais. Ele afirma ter enriquecido a partir
de seus cursos e mentorias, com pitadas de auto-ajuda e messianismo, pelos
quais diz cobrar até R$ 250 mil.
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O influenciador promete ajudar as
pessoas a melhorar suas vidas de forma rápida, desafiando os alunos a adotar
mudanças na mentalidade e em seus hábitos.
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No Método IP, um dos cursos mais
famosos, os alunos pagam R$ 20 mil pela promessa de aprender, segundo o site de
Marçal, a:
- “governar a sua mente, vontade e emoções”;
- “destravar a prosperidade, que é completamente natural”;
- “criar hábitos desencadeadores de sucesso”;
- “ressignificar crenças e reprogramar trilhas neurais” e ;
- “instalar drives mentais de alto impacto emocional”.
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Parte de seus consumidores, porém, o
acusam de “enganação”, “lavagem cerebral”, cobranças indevidas e falhas na
entrega dos produtos. Marçal e suas empresas são alvo de ao menos 18 processos
judiciais movidos por consumidores insatisfeitos (em 6 a empresa de Marçal foi
condenada ou houve acordo para ressarcir os consumidores).
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