Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

domingo, 18 de agosto de 2024

II: Eleições Municipais – 2024.

 Militares candidatos, 2024. 

Eleições municipais têm 6.649 militares ou policiais candidatos (declaram uma profissão militar ou policial ou têm nome de urna que faz referência a forças de segurança). 40% deles são policiais militares (2.788) e 17% são militares reformados ou afastados do serviço (1.163). Porém, o valor é 23% menor que o registrado em 2020 (foram 8.73). 01 em cada 06 deles flerta com partidos à direita. Já os partidos que tiveram menos representantes são de esquerda (PSTU, PCB e UP, por exemplo, não tiveram nenhum candidato). Nestas eleições, o PL buscou dar protagonismo a policiais militares, delegados, militares e até guardas municipais na formação das chapas que vão concorrer às prefeituras. Os estados do Sudeste e Sul são os que têm mais representantes: SP (1.263); MG (884); RJ (582); PR (403) e RS (391). Por exemplo, em SP, maior colégio eleitoral do país, o coronel da reserva da PM Ricardo Mello Araújo (PL) foi indicado para vice do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que busca a reeleição.

Enfim, tramita no Senado uma PEC apresentada pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), que busca criar regras para proibir que militares da ativa das Forças Armadas disputem eleições ou ocupem cargos no primeiro escalão do Executivo. A proposta do governo Lula também estabelece que o militar que deseja disputar o pleito seja transferido para a reserva no ato do registro de sua candidatura, sem chance de voltar à carreira. Além disso, o texto propõe o fim da remuneração a quem tem direito, a menos que já tenha cumprido 35 anos de serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário