Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Emergência climática e produção de alimentos.

Planeta em emergência climática! Eventos extremos (ondas de calor e secas) levam prejuízos a agricultores no mundo todo.

A agropecuária é uma grande indústria a céu aberto, por isso é diretamente afetada pelas mudanças climáticas.

- o azeite caro começa no clima dos países mediterrâneos: Grécia, Espanha, Portugal, Puglia (Itália)... seca e calor extremos castigaram as oliveiras;

- mel raro? Falta de chuva prejudica agricultores, pecuaristas e apicultores de Chihuahua (México): as abelhas não encontram mais vegetação nos campos e vão procurar pólen nas plantações e morrem com os pesticidas.

- Uvas: regiões da Hungria sofrem com temperaturas altas (ficando com um clima tropical), os vinhedos estão sendo afetos e isso não é bom para a produção de vinhos.

- Arroz: calor no Japão ameaça a colheita de arroz e até a saúde dos agricultores.

- Soja no Brasil:enchentes no RS carregaram a terra fértil e o solo terá de ser recuperado para uma nova safra de soja.

Enfim, nos últimos 30 anos, o mundo perdeu US$ 3,8 trilhões de produção agrícola e pecuária – mais de R$ 21 trilhões! Todos os países devem reduzir os GEE’s, que vem das indústrias, do transporte e também do agronegócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário