Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Greves e limitações orçamentárias.

 

Só neste ano (2024), Lula vê mais de 20 categorias reduzirem trabalho ou interromperem serviços em busca de recuperação salarial ou de reestruturação de carreira.

- Greve de servidores em Educação, Meio Ambiente e Saúde pressionam governo;

- Lula em dilema entre manter diálogo com bases e orçamento apertado (que já tem que dá conta do aumento do salário mínimo, Bolsa Família e investimentos do PAC).

- Em 2023, foram registradas 30 greves de servidores federais (Dieese).

- 52 universidades e 79 colégios federais estão sem aulas ou com atividades reduzidas.

- Em 2022, ano de eleição, depois de uma repressão de demanda tão forte quanto nos governos Temer e Bolsonaro, com arrocho salarial, é relativamente normal que as categorias recoloquem suas pautas durante o processo eleitoral. Lula foi eleito sabendo as demandas das categorias. Foram registradas 37 paralisações. 

Enfim, o governo e representações de trabalhadores estão debatendo uma proposta de regulamentação de negociações no setor público. Com a aprovação dessa legislação pelo Congresso, a negociação coletiva será favorecida e o número de greves deve diminuir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário