Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Condenado: Donald Trump.

 

Criminoso condenado. Donald John Trump (77 anos) é condenado por um crime, mas a acusação de fraude contábil não o impede de concorrer à Casa Branca em novembro (é improvável que seja preso). Ao contrário do Brasil, os EUA não têm uma legislação equiparável à Lei da Ficha Limpa, que veda a participação de candidatos condenados na Justiça. Pena ainda é incerta (o juiz do caso a definirá em 11 de julho). Republicano é 1º ex-presidente dos EUA julgado culpado (condenado) por crimes na História dos EUA desde a independência do país, 248 anos atrás. O caso tratou de falsificação de registros de negócios para encobrir um escândalo sexual que ameaçava prejudicar sua campanha presidencial em 2016.

A condenação criminal prevê uma pena de ao menos 4 anos de prisão, mas Trump poderá nunca ver o interior de uma cela de prisão. O juiz (Juan Merchan) pode só multá-lo e impor uma pena de liberdade condicional, citando a sua idade e estatuto de réu primário. Como é certo que Trump apelará do veredicto, deve levar anos até que o caso seja resolvido. Ainda assim, a decisão do júri é um momento marcante na História americana, concluindo o único dos 4 processos criminais – incluindo 2 que acusaram Trump de tentar anular as eleições de 2020 – que provavelmente vai a julgamento antes do dia das eleições.

Outros destaques:

- O “Tribunal Criminal de Manhattan”, em Nova York, condenou o ex-presidente dos EUA Donald Trump por fraude contábil ao ocultar o pagamento para comprar o silêncio de uma atriz pornô durante a eleição de 2016, quando saiu vencedor. Os 12 membros do júri o consideraram culpado pelas 34 alegações relativas ao episódio.

- Hoje, Trump e Biden estão numa disputa equilibrada segundo as pesquisas.

- O julgamento testou a resiliência do sistema de justiça americano.

- Ele perpetrou uma fraude contra o povo americano ao privá-lo de informação vital antes das eleições de 2016. O caso, cheio de intrigas de tabloides, recompensas secretas e um pacto no Salão Oval, ecoou o escândalo político de Watergate, de 1972, que levou à renúncia de Richard Nixon dois anos depois.

- O júri concordou que Trump cometeu fraudes contábeis para esconder o real propósito de um dinheiro dado a seu então advogado Michael D. Cohen. Apesar de disfarçados de gastos legais comuns, os pagamentos na verdade eram o reembolso por US$ 130 mil dados por Cohen como suborno à atriz pornô Stormy Daniels para que não revelasse ter mantido uma relação sexual com Trump quando ele era casado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário