Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sábado, 4 de maio de 2024

Chocolate causa acne?

 

Se... Propensão, exagero ou estresse.

A acne é uma doença de pele que ocorre quando os folículos capilares ficam obstruídos com óleo e células mortas da pele, causando cravos ou espinhas.

Até agora, não há um consenso sobre a relação entre o consumo de chocolate e a acne. Afinal, o tipo, a sensibilidade e as condições do organismo e sua ingestão calórica ou a quantidade de gordura presente no doce podem dizer mais do que o próprio chocolate em si.

Assim, uma das causas da acne é a alimentação “desregulada”. O chocolate recebeu fama de vilão, mas outro alimento em excesso de carga calórica pode causar o mesmo dano, com exceção nos organismos que já possuem histórico de erupções associado a alguma substância do produto.

Enfim, a conclusão é a de que não há unanimidade. Há organismos propensos a ter acne associada aos flavonoides, um tipo de antioxidante presente no chocolate e que podem contribuir para o aumento da inflamação e, portanto, para o agravamento da acne. Já outras pessoas ingerem esse alimento pra depois gerar sentimento de culpa ou remorso, o que causa estresse, condição que comprovadamente aumenta as erupções cutâneas. E há organismos que terão acne do mesmo jeito com ou sem chocolate, bastando um metabolismo lento ou um acúmulo calórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário