Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

domingo, 7 de abril de 2024

Felino é “flicts”.

 

Se Felino tivesse uma cor ela teria que representar a individualidade e as diferenças, ao mesmo tempo. Não seria uma longa história triste, tentando se encaixar e fazer amigos. Seu lugar seria na Lua. É sozinho? Sim! Mas, com bela vista: o nosso planeta azul, admirado por astronautas, poetas e apaixonados.

Felino é apaixonado. Gosta das letras e lida com o árduo processo de socialização, cheio de competições, embates e preconceitos. E isso em tempos de polarização, ódio e intolerância extrema. Em ambientes políticos-ideológicos de radicalismos totalizantes e comportamentos políticos de manadas.

Sim, Felino prefere a Lua, mas não abandona a Terra. Ele mora lá (Terra), mas vive aqui (Lua). Pois é com a cabeça na Lua que imagina coisas belas e semeia arte e mensagens humanistas por onde passa.

O que não é fácil, pois aqui na Terra, quem discorda de A é imediatamente tachado como apoiador de B. Lugarzinho onde aqueles que se recusam  a entrar nos clubinhos, são condenados à censura ou cancelamento. Não, em lugar assim, não há espaço para Felino.

Enfim, Felino é flicts! Mora aqui (na Terra), mas prefere viver lá (na Lua). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário