Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quarta-feira, 6 de março de 2024

História da Dengue.

 











Febre Amarela


O que aprendemos com os vídeos?

1.     O mosquito da dengue é originário de qual país e continente? Egito, África.

2.     Quais regiões do planeta o mosquito da dengue melhor se adapta? Regiões tropicais e subtropicais.

3.     Como o mosquito teria vindo parar aqui no Brasil? Desde o século XVI, período das Grandes Navegações. Era o período Colonial e ele teria sido transportado nos navios que traficavam escravos para cá.

4.     O mosquito foi descrito cientificamente pela primeira vez em 1762. Como ele foi chamado? E como é chamado agora? Culex aegypti (1762). Hoje, Aedes aegypti (1818).

5.     Em que país ocorreu a primeira epidemia de dengue aqui no Continente Americano? Peru (século XIX). Depois teve surtos no Caribe, EUA, Colômbia e Venezuela.

6.     E aqui no Brasil, os primeiros relatos de dengue datam de quando e onde? Curitiba (XIX), RJ (XX).

7.     Qual outra doença o mosquito transmite, além da dengue, da Zika e da Chincungunya? A febre amarela.

8.     Em que ano o Brasil erradicou o Aedes aegypti? Em 1955, como resultado de medidas para o controle da Febre Amarela. O relaxamento das medidas adotadas fez o mosquito voltar na década de 1960.

9.     A primeira ocorrência clínica no Brasil foi aonde? Boa Vista (RR), em 1981. Depois em 1986 teve epidemia no RJ e em algumas capitais aqui do Nordeste.

10.  Há registros da descrição do mosquito de 1908, numa fase crítica da doença no RJ. Quem foi o pesquisador que os fez? Antonio Gonçalves Peryassú (do então Instituto Soroterápico Federal, hoje chamado de Oswaldo Cruz). Ele fez estudos sobre os hábitos, a Biologia e o ciclo de vida do mosquito que mais uma vez foi erradicado do Brasil (1955).

 

11.  Extras: o mosquito tem menos de 1 cm, pode ser preto ou marrom com pintas brancas. A fêmea é maior do que o macho (alimenta de substâncias que contém açúcar, néctar, seiva e frutas) e só a fêmea é hematófaga (alimenta de sangue humano para a produção dos ovos). 3 dias após alimentar do sangue, ela procura um local para desovar. Os ovos são depositados em áreas secas, próximos da água, a temperatura alta e a umidade são benéficas para o seu desenvolvimento. Após 10 minutos em contato com água limpa e parada, os ovos se transformam em larvas. Leva de 8 a 10 dias para o mosquito ficar adulto, e sobrevive de 1 a 2 meses. Ao contrário do pernilongo comum, tem hábitos diurnos. Ataca ao amanhecer ou entardecer. Vive próximo a cidades ou domicílios, sobrevoa numa altura de 1,5m do chão. O vírus está na saliva dela. Ela pica o hospedeiro infectado e leva o vírus para a próxima vítima.  

- O plasmódio é um parasita complexo. 


·       SP decreta emergência em saúde pública para a Dengue.

- ao todo já 8 estados e o DF

- MS amplia o público-alvo: 10 a 14 anos.

- São 2 doses com intervalo de 3 meses (a segunda dose causa uma proteção prolongada, sem ela há uma perda dessa proteção com o passar das semanas).

- vacina contra dengue: 16 estados e o DF. +500 cidades receberam as doses do MS

- as regiões com mais casos nos últimos anos:

- as condições climáticas têm favorecido a disseminação da dengue no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário