Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

domingo, 10 de março de 2024

A Petrobras é nossa!?

 

A Petrobras lucrou R$ 124,6 bilhões em 2023. Dito isso, está armado o conflito – como e para quem serão distribuídos os lucros? Lula, ao tentar fazer uma gestão que derrube os preços dos combustíveis, uma distribuição justa dos dividendos e uma política de investimentos voltados para o social... O Mercado reage. E a empresa perde R$ 55 bi em valor de mercado (ações caem 10,37% na Bolsa, o maior recuo em 3 anos). 

Queda foi má reação à decisão, com votos do governo Lula no Conselho da empresa, de não distribuir dividendos extraordinários (a fatia do lucro paga aos acionistas). Os votos ligados ao governo defenderam a retenção dos valores numa reserva de capital, como ocorreu, enquanto representantes dos acionistas privados queriam a total distribuição. A decisão rachou o conselho da Petrobras, e o presidente Jean Paul Prates disse ser a favor de uma divisão 50% a 50%. Há poucos acionistas surfando nos lucros da empresa, dinheiro que deve vim para o social.

Enfim, o governo quer mais recursos para investimentos em vez de lucros para os investidores. Precisamos retomar o ciclo de obras e projetos liderados pela estatal, além de mais refinarias, energia renovável, fertilizantes e distribuição justa de combustíveis. Está correta essa mudança na política de distribuição de dividendos! Afinal, investimentos públicos têm que dar retorno para o contribuinte, e não para o mercado privado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário