Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

domingo, 10 de março de 2024

O que é Religião?

“E lançarei os egípcios contra os egípcios, e cada um lutará contra o seu irmão, e cada um contra o seu próximo; cidade contra cidade e reino contra reino” (Isaías, 19:2).

Religião é aquilo que você faz com a sua solidão. O ópio do povo. Atração pela forma platônica do bem ou pela ideia fascinante de um deus onipotente. É existência movida a crenças em detrimento do saber racional. Em vez de democracia e estabilidade econômica, ensino da Cruz e autoajuda. É estímulo ao privatismo da devoção nos moldes da teologia da prosperidade. É o caldeirão colocado sobre o fogo da extrema direita brasileira nos últimos anos, cozinhando Malafaias e Micheques, servidos em pratos escandalosos de enriquecimento de igrejas, à pressão de bancadas no Congresso.

Enfim, trata-se de um projeto escuso de poder, sob uma teologia de domínio, cujo alvo é o Estado, cujo destino é a Teocracia, com mandamentos de ódio e guerra. Fenômeno morboso e contagiante. Vácuo privatista de solidariedade, empatia e amor. Religião é ódio ao diferente. E ódio é o veneno que se toma e espera que um outro morra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário