Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Eleição em Salvador.

 Em Salvador, reeleição de Reis une base de Lula a PL.

Bruno Reis está confiante na divisão da esquerda como principal ponto para beneficiá-lo. É que seu oponente apoiado pelo PT, o Geraldo Júnior (MDB), não terá o apoio do PSOL e PDT (Rede, PCB e UP). No PT da capital (o presidente do PT municipal é o Éder Valadares), houve insatisfação da ala mais radical quanto à decisão de apoiar um candidato ao centro e do MDB. Apesar de já pacificado, esse grupo defendia que a sigla lançasse uma candidatura própria. 

Principais adversários na disputa deste ano, Reis (era vice-prefeito) e Geraldo Júnior (era presidente da Câmara Municipal de Salvador) eram aliados de longa data na Bahia até romperem nas eleições de 2022. Até o final de 2021, Geraldo Júnior defendia o apoio de sua sigla à candidatura de ACM Neto ao governo do estado, grupo do qual desembarcou no ano seguinte para integrar a chapa de Jerônimo Rodrigues (PT), atual governador.

Hoje tido como o candidato do PT na capital baiana, o emedebista aposta no apoio de Lula. Aliados de Geraldo Júnior afirmam que a nacionalização ocorre naturalmente. Eles pretendem explorar a aproximação do adversário com o PL. 

Salvador é um dos últimos redutos do carlismo na Bahia. Desde 2013 que a capital é comandada pelo grupo. A eventual eleição de Geraldo Júnior representaria uma vitória simbólica para o PT – Lula foi o candidato à Presidência mais votado na capital, com quase 2 milhões de votos.

Outros pontos:

- Aliança do prefeito, filiado ao União Brasil, tem partidos que dão sustentação ao governo federal, como o PDT, junto com a sigla de Bolsonaro; ele reúne outras siglas que dão sustentação ao governo federal (PDT e PL);

- Ele deve enfrentar o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que conta com o apoio do PT; ele chegou a ser cotado a compor a chapa de Reis em 2020.

- PT aposta no MDB (Geraldo Júnior), um candidato de centro, e uma vice com perfil mais à esquerda: Olívia (PCdoB) ou Fábia Reis (PT). Ele é o pré-candidato do Lula, e receberá uma campanha como se fosse do PT.

- Bruno integra um partido da base do presidente Lula, ele aposta no antipetismo.

- correndo por fora, o PSOL deve lançar Kléber Rosa, derrotado nas eleições de 2022, na busca por votos de uma esquerda dividida.

- com popularidade alta, Reis, que foi vice de ACM Neto na prefeitura de Salvador, tenta a recondução com o apoio de 9 legendas (entre elas, duas siglas do primeiro escalão de Lula: o Republicanos, que ocupa a secretaria municipal de Infraestrutura e Obras Públicas; e o PDT, que tenta manter Ana Paula Matos no posto de vice).  

- Bruno conseguiu trazer o PL para a sua aliança, pois o partido pretendia indicar o ex-ministro de Bolsonaro ao cargo: João Roma (uma questão de “movimento pragmático” contra o PT).

- Reis ainda tem em seu palanque quadros da federação: PSDB-Cidadania, PP, PRD (Patriota + PTB) e DC.

- Na sua campanha, seu principal articulador e padrinho político e cabo eleitoral, ACM Neto (secretário nacional do União Brasil). Ele tem ajudado muito na condução até da gestão da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário