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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Censo Escolar 2023: cinco observações.

 

Vários indicadores estruturantes estão se recuperando e voltando ao patamar pré-pandemia. Porém, problemas persistem.

1. Crescimento das matrículas em creches (4,1 milhões) e pré-escolas (de matrícula obrigatória), os setores mais afetados pela pandemia. Mas, ainda é insuficiente. A meta do PNE é de 50% de crianças de 0 a 3 em creches (o último dado, de 2022, indicava 37%), há muito a ser feito. Já o percentual de atendimento nas pré-escolas (4 e 5 anos) é maior (92% em 2022).

2. Nos ensinos Fundamental e Médio, o impacto da Covid não pareceu tão significativo em termos de matrículas. De aprovação foi muito bom, pois o Conselho Nacional de Educação orientou para que as redes evitassem ao máximo repetir alunos, considerando, acertadamente, que eles não tiveram as condições mínimas de aprendizagem no contexto do fechamento das escolas. Assim, o comportamento das taxas de aprovação na pandemia foi ótimo. Esses indicadores deram um salto positivo, mas artificial.

3. No Fundamental, seguiu sua trajetória de redução lenta ano a ano, causada sobretudo pela redução dos nascimentos;

4. No Médio, permanece estagnado, etapa hoje de maior evasão;

5. Em 2022, no entanto, praticamente voltamos aos patamares de reprovação e abandono anteriores à pandemia. A taxa de insucesso (reprovações + abandonos) foi de 4% no primeiro ciclo do fundamental, 8% no segundo ciclo e 13% no médio. Isso é muito preocupante, pois, apesar de serem muito melhores do que já foram no passado, são ainda indicadores que nos afastam do patamar de nações desenvolvidas;

Enfim, houve um momento no debate público educacional em que a crítica às altas taxas de repetência era entendida, equivocadamente, como uma defesa da aprovação a qualquer custo. Nas duas últimas décadas, porém, várias redes de ensino demonstraram que era possível conciliar redução significativa da reprovação e do abandono com melhoria da aprendizagem. Esse é o caminho que não podemos perder de vista.

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