Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Arsenal irregular.

 Como controlar as armas com autorização vencida?

O Brasil tem hoje 2,89 milhões armas cadastradas na PF em nome de civis, como cidadãos comuns e servidores públicos, policiais e guardas municipais que comprovam a necessidade de usa para a defesa pessoal. Desse total, mais da metade (56,1%) está com os registros vencidos, ou seja, são mais de 1,6 milhão de armas em situação irregular (e esse levantamento não inclui as armas dos CAC’s, sob responsabilidade do Exército, e que tem mais 1,3 milhão de armas – adquiridas entre 2019-2022).

Se essas pessoas não atenderem à notificação, a PF abre um processo de cassação do registro, que também pode levar a apreensão da arma. No entanto, essas medidas já foram questionadas na Justiça e chegaram às Cortes superiores, com decisões que dificultam a fiscalização dos agentes no controle das armas com autorização vencida. Em 2020, por exemplo...




A falta de renovação da licença não é considerada crime, o caminho até a apreensão da arma é mais demorado e isso relaxa a responsabilidade sobre o porte legal do artefato. A apreensão pode ser muito mais demorada, pois antes a polícia abria um inquérito e pedia à Justiça uma autorização de busca. Agora, só pode ser feito após a conclusão do Processo Administrativo que determine a cassação do registro. As pessoas não se sentiram mais obrigadas a renovar o registro, pois estão sujeitas a apenas sanções administrativas (só uma notificação). Isso ajuda a explicar o número elevado de licenças expiradas.

Enfim, para renovar o certificado, o proprietário precisa ter requisitos – capacitação técnica, sabedoria de regras de segurança e como utilizar essa arma. O ideal é desarmar a população e tirar essas armas de circulação.  Afinal, o controle rigoroso das armas é fundamental para a segurança pública e controlar a violência na sociedade como um todo. Queremos livros, não armas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário