Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Carnaval SP/RJ – 2024.

 

Neste ano de 2024, críticas sociais e políticas das escolas de samba ganharam destaque na imprensa internacional. Coisa boa! Mundialmente reconhecido como uma das maiores festividades do planeta, nosso Carnaval também é incrível pelos temas abordados pelas escolas de samba.

Mocidade Alegre é a campeã pela 2ª vez no Sambódromo do Anhembi (São Paulo). Tema: samba-enredo sobre as viagens do escritor Mário de Andrade pelo Brasil profundo. O enredo foi Brasiléia Desvairada e as obras do escritor apresentadas foram Macunaíma, Paulicéia Desvairada e Aspectos do Folclore Brasileiro.

Apanhado geral dos temas e tons serenos do Carnaval RJ/SP-2024 que pedem respeito pelas origens de um Brasil verdadeiro e plural:

- Refletir sobre o planeta.

- A pureza infantil.

- Aspectos da cultura negra.

- O poder da mulher.

- As cores e os sabores do Brasil.

- Ancestralidade negra.

- Caju, uma fruta nativa do Brasil.

- sob a ótica das religiões de matriz africana.

- Reis e rainhas africanos (escola Dragões da Real).

- Ianomâmis e garimpo ilegal.

- memória da escravidão: enfrentando o preconceito.

- enredo antirracista: matriarcado negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário