Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

No Brasil, até o passado é incerto.

 

“Quando estiver do lado da maioria, pare e reflita” (Mark Twain).

O crescente ritmo das transformações que a tecnologia nos impõe levanta dúvidas sobre nossa capacidade de adaptação. A memória de longo termo, que, associada à escrita, nos permitiu preservar um panorama de alguns milhares de anos. Mas...

É indiscutível que estamos perdendo habilidades em troca de facilidades.

A) Hoje, a escrita cursiva está quase abandonada: uma habilidade, talvez menor, perdida.

B) A leitura pode ser a próxima “bola da vez”, dado que mais e mais se usa “ouvir” um texto. O som de uma palavra substituirá sua forma escrita? Mais um talento ameaçado?

C) Outra facilidade é a IA , que hoje não apenas “entende”, como produz texto muito articulado. Também poder gerar imagens, para nosso senso estético muito belas. Seria o caso de revisitarmos o conceito de “verdade”?

Enfim, resta saber se nisso estamos ganhando novos e mais complexos talentos ou vantagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário