Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Mário Luiz Sarrubbo.

 

 “Tratarei Segurança com firmeza, sem violar direitos”. 

O Novo Secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, tem o seguinte perfil: projeto mais rígido na área, coordenação com polícias estaduais, Federal e ministérios públicos contra o crime organizado e políticas de saída temporárias de presos, mas evitando falhas pontuais, e de câmeras nas fardas policiais.

Outros detalhes:

- revela foco no combate ao crime organizado;

- distância saudável da ideologia;

- a escolha deu fim a temores de indicação de acadêmicos ou políticos sem experiência em uma área crítica;

- as redes criminosas têm atuado e se espalhado por diferentes estados ou mesmo países. É preciso evitar a pulverização dos dados de inteligência por diferentes silos e investigações isoladas.

- Lewandowski demonstrou não se deixar guiar por inclinações ideológicas. Ele sempre foi um defensor dos ritos jurídicos, do devido processo legal e um crítico contumaz dos abusos.

- o papel do governo federal na coordenação da prevenção e do combate ao crime.

- dentro do Planalto há quem argumente que segurança pública é responsabilidade constitucional dos estados e, ao intervir na área, a União corre o risco de queimar a própria imagem assumindo crises que não são de sua alçada.

- A principal missão de Lewandowski será enfraquecer as estruturas do crime organizado, além de prevenir e reduzir os crimes violentos.


A expansão das facções criminosas no Brasil:

1. oferta de drogas ilícitas nas ruas;

2. situação caótica dos presídios;

3. nos casos de corrupção de agentes públicos;

4. no domínio de extensas áreas nas grandes cidades por traficantes e milicianos;

5. os assassinatos continuam em 22,4 por 100 mil habitantes, patamar altíssimo para os padrões internacionais;

6. O PCC, que ameaça todo o país, foi fundado em SP na década de 1990 e tinha cerca de 3 mil integrantes em 2014. Hoje conta com dezenas de milhares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário