Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

O impacto da pandemia na Educação.

 

Edição mais recente da principal pesquisa educacional do mundo, o PISA mostra as consequências da pandemia no aprendizado. E problemas crônicos da educação no Brasil.

Ele é realizado pela OCDE (um grupo de países ricos que organiza a prova, tem como média 31%) com 690 mil estudantes em 81 países, com prova aplicada a cada 3 anos com alunos de 15 anos. No Brasil, 599 escolas com 10.798 estudantes participaram (73% da rede pública e 27% da rede privada). A última prova realizada no Brasil foi em 2022.

Resultados:

·       Caiu a média geral de todos os países analisados;

·       O Brasil ficou estagnado, e com notas baixas;

·       A qualidade da educação está diretamente relacionada à mão de obra que chega no mercado de trabalho; 

·       O Brasil ocupa a 65ª posição em Matemática, 52ª em Leitura e 62ª em Ciências.

·       Há também uma percepção mais negativa sobre o ambiente escolar: jovens brasileiros relatam mais solidão, bullying e distração. Também a violência nas escolas e as dificuldades de se garantir a atenção dos estudantes com o uso da tecnologia em sala de aula e maior distância na percepção de acolhimento no ambiente escolar. Ou seja, o fracasso nos resultados de desempenho estão relacionados com a crise de convivência na escola.

·       Quer melhorar a Educação do município? Menos politicagem e mais compromisso na continuidade dos projetos e programas. As prefeituras precisam priorizar a continuidade das políticas públicas por diferentes governos. E mais volumes de recursos, melhor aplicabilidade, investimento na formação de professores, aumento da carga horária acompanhada de infraestrutura e valorização salarial, maior diálogo com os municípios, estímulo às prefeituras, escolas e equipes que apresentem melhroes resultados. 

·       Hoje, 6 em cada 10 professores brasileiros foram formados em cursos EAD. O Ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que cursos de licenciatura 100% à distância serão extintos. Pretente ir no caminho da ampliação do tempo integral nas escolas, o aperfeiçoamento do Novo Ensino Médio, a bolsa para reduzir evasão escolar e a nova política de alfabetização na idade certa. Investir em uma política de convivência nas escolas, incluindo o tema na formação dos professores, na estruturação de ações que transformem as escolas em espaços de pertencimento e investindo em equipes multidisciplinares de proteção e sustentação aos alunos que mais precisam. 

·       É preciso colocar mais dinheiro do PIB na Educação. O gasto brasileiro, incluindo os três níveis de governo, fica em torno de 5,4%. Vamos botar 10%?





Nenhum comentário:

Postar um comentário