Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sábado, 16 de dezembro de 2023

O acontecimento mais marcante de 2023.

Qual foi o melhor acontecimento de 2023 para você? Qual notícia, dos jornais ou da vida pessoal, foi um respiro entre as más notícias?

1.     Começou com um novo governo.

2.     A invasão da praça dos Três Poderes.

3.     A investigação do governador do DF, Ibaneis Rocha; do general Gonçalves Dias, chefe do GSI à época dos ataques de 8/1; e a CPMI dos Atos Antidemocráticos.

4.     A indicação de Cristiano Zanin ao STF.

5.     O novo arcabouço fiscal.

6.     A indicação de Flávio Dino ao STF.

7.     A indicação de Paulo Gonet à PGR.

8.     O ataque terrorista do Hamas a Israel (mais de 17 mil vidas até agora).

9.     A vitória da eleições presidenciais argentinas de Javier Milei (primeiro presidente abertamente anarcocapitalista do mundo).

10.  A ótima campanha do Brasil nos Jogos Pan-Americanos (levamos 205 medalhas).

11.  Rebeca Andarade, Flávia Saraiva e Rayssa Leal fazem belas conquistas.

12.  O Instituto Butantan desenvolveu uma vacina contra zika vírus para gestantes.

13.  As novas descobertas do telescópio James Webb (observação da infância e adolescência de galáxias, berçário de estrelas e explosões raras).

14.    Imprensa percebe anseios, abraça bandeiras, mas economiza no ativismo;

15.    Redação do compromisso final da COP28: o acordo é obviamente insuficiente, mas sinaliza pela primeira vez a necessidade de encerrar a produção e o consumo de combustíveis fósseis. Esse passo é histórico;

16.     A imprensa brasileira foi bem mais cética. Valorização das commodities: maldição ou bênção? No caso do petróleo, a produção crescerá de forma significativa nos próximos anos (aumento de 80%);

17.     Brasil entra no Opep+ em plena conferência do clima. Bênção ou maldição? Foi combinado com os termômetros? Veja que, apesar da crise climática, o Brasil aposta no petróleo. O país é um ator no setor, sobretudo após o trágico leilão de blocos de exploração de petróleo em 2019. As grandes empresas petroleiras estão de olho principalmente nos campos para além da margem equatorial, vistos como alternativa após o declínio futuro da exploração da camada do pré-sal, que hoje responde por ¾ da produção nacional.

(In)felizes os que recusam conteúdos danosos à sociedade. Às vezes é bom ser a exceção. No fim, um pequeno começo. O começo do fim. Escolha o seu! Enfim, conte o melhor acontecimento do ano para você... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário