Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

As muitas verdades…

 

A história política do Brasil sempre foi manipulada pelo olhar tendencioso da hoje chamada “imprensa profissional”. Se, por um lado, a imprensa ajudou a “iluminar” (e ofuscar) os bastidores do poder, segurando a tocha em forma de câmeras, revelando as manipulações feitas com o dinheiro do contribuinte, por outro lado, sempre quis que esse dinheiro fosse administrado pelas companhias privadas, inclusive ela própria, imprensa de elite.

Sem dúvidas, variedade é fundamental para a cumulação de conhecimento. Romper fronteiras e isolamentos também desafia respeitar a diversidade que nela se desbrava. A vitória sobre a ignorância implica vencer preconceitos e regionalismos. Afinal, para que tanta necessidade de informação quando ela não nos faz conviver bem?

Sim, precisamos saber o que está acontecendo nas fronteiras da ciência, da tecnologia e da arte no mundo inteiro. Precisamos acompanhar o extraordinário desenvolvimento dos negócios, da educação, do esporte, da religião. Precisamos, enfim, estar bem (in)formados. Com formação humana para fortalecer a democracia, porque conhecimento sem humanização nada mais é que uma perigosa inteligência artificial sem novos rumos éticos.

Mundo (o Catar como peça fundamental nas tratativas em torno da guerra entre o Hamas e Israel); Economia (a transição energética, dos combustíveis fósseis para os sustentáveis, área promissora e de imensas oportunidades para o Brasil); Saúde e Bem-Estar (os cuidados necessários na ingestão de carboidratos). Enfim, Ciência e Cultura.

Enfim, é preciso passear por tantas e diferentes paisagens (política, mundo, economia, educação, saúde e cultura, entre outras), com conteúdos nas versões impresso, digital, audiovisual, não importa a plataforma e onde esteja. Informação e conhecimento servem melhor para conviver com qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário